Fortaleza vai ganhar um novo impulso para melhorar a qualidade de vida de seus moradores, especialmente os que vivem em áreas mais vulneráveis. A Prefeitura anunciou nesta terça-feira, 14, que vai investir R$ 750 milhões em obras de urbanização em mais de 690 ruas em 22 bairros. A iniciativa vai ocorrer por meio da nova edição do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra).
O Proinfra é o maior programa da história da cidade e tem como objetivo levar melhores condições sanitárias, infraestrutura e serviços básicos a regiões carentes da capital. Entre as ações previstas estão: drenagem, pavimentação em piso intertravado, iluminação, sinalização, calçadas, ciclovias, além da construção de novas escolas, creches e areninhas.
160 mil pessoas beneficiadas
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, mais de 160 mil pessoas devem ser beneficiadas pela iniciativa, que vai gerar uma continuidade do Proinfra nessas áreas. “A ideia é investir mais de R$ 750 milhões em novas obras, que devem iniciar no próximo ano, utilizando, preponderantemente, a pavimentação em piso intertravado, que é um material mais sustentável, mais durável e mais bonito”, afirmou.
O Proinfra conta com financiamento do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e recursos do Tesouro Municipal. O programa já realizou obras em mais de 1.200 ruas, beneficiando cerca de 400 mil pessoas, desde sua primeira edição, em 2014.
LEIA TAMBÉM:
– A disputa centenária que pode mudar o mapa do Nordeste
– Amazon anuncia parque eólico no Nordeste; saiba onde
– OLHA O FERIADO! Saiba quais e quantos dias você terá em 2024
– Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, destacou a importância do programa para o desenvolvimento da cidade e para a redução das desigualdades sociais. “O Proinfra é um programa que transforma a vida das pessoas, que leva dignidade, cidadania e oportunidades para quem mais precisa. É um programa que mostra o compromisso da nossa gestão com a inclusão social e com a sustentabilidade”, declarou.