A Prefeitura de Maceió tem promovido uma verdadeira transformação na mobilidade urbana da capital alagoana. Sob a gestão do prefeito JHC, a cidade tem recebido investimentos robustos em infraestrutura viária, encurtando distâncias entre bairros da parte alta e parte baixa da cidade, reduzindo o tempo de deslocamento e elevando a qualidade de vida dos maceioenses.
BRT de Maceió: mobilidade moderna e mais eficiência no transporte público

Um dos projetos mais ambiciosos é a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que promete revolucionar o transporte público da capital. Com investimento estimado em R$ 2 bilhões, o BRT contará com 28 km de faixas exclusivas, ligando os principais eixos viários da cidade — as avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima.
A princípio, o sistema será composto por nove linhas troncais que sairão de terminais como o Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira. Além disso, 63 linhas alimentadoras integrarão todos os bairros ao sistema principal. Além disso, a expectativa é que o trajeto entre o Eustáquio Gomes e a Praça do Centenário, no bairro do Farol, seja feito em apenas 30 minutos — um avanço significativo diante da média atual de 1h30 nos horários de pico.

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Ampliação de vias melhoram tempo de deslocamento
Outra frente importante é a criação e ampliação de vias estratégicas, como a Rota do Mar, que liga o Benedito Bentes a Guaxuma, com 5,9 km de extensão e investimento de R$ 26 milhões. A avenida conta com ciclovia, canteiro central e acessos a bairros como Antares, São Jorge e Serraria, beneficiando diretamente mais de 300 mil pessoas.
Já a Avenida Marília Mendonça, que conecta a Cidade Universitária à Avenida Menino Marcelo, recebeu R$ 6,5 milhões em obras de pavimentação e drenagem, facilitando a circulação na parte alta da cidade com seus 4,5 km de extensão.
Além disso, o município investiu R$ 130 milhões na ampliação das avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo, dois dos principais corredores da capital. Assim, as obras incluem novas faixas de rolamento, rede de drenagem, ciclovias, iluminação em LED e calçadas padronizadas, tornando as vias mais seguras e eficientes.
Outras ações recentes da Prefeitura de Maceió na mobilidade urbana
Além das obras já citadas, a gestão de JHC também vem desenvolvendo outras iniciativas para tornar o trânsito mais fluido e acessível:
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Implantação de novos corredores de ônibus com tecnologia de prioridade semafórica, que reduz o tempo de espera nos sinais.
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Revitalização e criação de ciclovias e ciclofaixas em bairros como Pajuçara, Jatiúca e Farol, incentivando o uso de transporte sustentável.
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Integração do transporte público via aplicativo, com o app “Maceió na Palma da Mão”, que permite ao cidadão consultar itinerários e horários dos ônibus em tempo real.
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Requalificação de terminais de ônibus, como o Terminal do Benedito Bentes, com novas coberturas, acessibilidade e iluminação.
Maceió se firma como referência em mobilidade urbana no Nordeste
Portanto, com um conjunto de obras de grande impacto, a capital alagoana avança para se tornar um modelo em mobilidade urbana no Brasil. Afinal, os investimentos estruturantes feitos pela Prefeitura de Maceió visam não apenas a redução do tempo de deslocamento, mas também a inclusão social, a valorização das regiões periféricas e o fortalecimento da economia local, através de uma cidade mais conectada.
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