O Espaço Cordel e Repente homenageará o Rei do Baião na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá entre os dias 6 e 15 de setembro de 2024.
Em sua quarta edição, o espaço busca promover a diversidade da cultura nordestina no evento
O homenageado do estande desta bienal será Luiz Gonzaga do Nascimento, que foi responsável pela valorização e difusão dos ritmos nordestinos, como o baião, o xote, o xaxado e o forró, levando-os para todo o país e para o exterior. Ele foi cantor, compositor e multi-instrumentista. Considerado uma das figuras mais relevantes da música popular brasileira.
Segundo o Senado Federal (Agência Senado), Luiz Gonzaga teve seu nome incluído no Livro de Herói e Heroínas da Pátria, em janeiro de 2024. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei, publicada no Diário Oficial da União, sem vetos. Ainda segundo o Senado, em seus 60 anos de carreira, o Rei do Baião gravou mais de 600 músicas e recebeu diversos prêmios pelas obras.
O Espaço Cordel e Repente, que já participou das Bienais de 2016, 2018 e 2022, consolidou-se como uma referência da cultura nordestina no evento, promovendo a riqueza dessa herança cultural.
Os visitantes poderão adquirir xilogravuras, folhetos e livros em literatura de cordel produzidos por renomados mestres das artes, além de aproveitar apresentações musicais, contação de histórias e lançamentos de livros, tudo em um ambiente dinâmico e educativo.
LEIA TAMBÉM:
– Recife sedia evento que discutirá logística e indústria no Nordeste
– Nordestina leva o ouro na Olimpíada Europeia de Informática
– Maior esmeralda do mundo vale R$ 2 bilhões e é do Nordeste
– Quais esportes não poderiam faltar se as Olimpíadas fossem no Nordeste?
Sobre o Espaço Cordel e Repente
O Espaço Cordel e Repente é um ambiente da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá entre os dias 6 e 15 de setembro de 2024. O espaço promove a diversidade das manifestações artísticas nordestinas, com destaque no Cordel e Repente, além de música, literatura e tradições populares. Serão mais de 150 artistas se apresentarão no palco do local, incluindo cordelistas, repentistas, contadores de histórias e declamadores, a grande maioria vindo diretamente do Nordeste.