O turismo sustentável no Brasil ganhou mais um destaque internacional. Oito cidades do país, sendo três no Nordeste, entraram para a lista “TOP 100 Good Practice Stories”, organizada pela Green Destinations, uma entidade holandesa que reconhece e premia 100 casos de sucesso que inspiram líderes do turismo responsável pelo mundo.
As três cidades do Rio Grande do Norte que estão na lista são: Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Apodi.
As outras cinco são de Santa Catarina: Navegantes, Bombinhas, Urubici, Bom Jardim da Serra e Itá. A lista foi anunciada durante a Conferência Anual da Green Destinations, na Estônia, mostrando localidades de todo o mundo, como: Japão, Índia, Estados Unidos, Peru, Portugal e Brasil.
As histórias selecionadas mostram iniciativas e projetos inovadores e eficientes de destinos que trabalham para um desenvolvimento mais sustentável em nível global.
Tibau do Sul
A Aproostras (Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte) incentivou o cultivo sustentável das ostras, a preservação do meio ambiente e criou a rota das ostras como uma opção de produção associada ao turismo.
São Miguel do Gostoso
A Triibo Agroforestry, fundada em 2018, oferece capacitação, educação ambiental e feiras agroecológicas que defendem a agricultura regenerativa e a produção de alimentos saudáveis. Esse projeto promove práticas sustentáveis que foram introduzidas no turismo na fazenda, proporcionando experiências de educação e gastronomia.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
– Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
– O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística
Apodi
O projeto de Turismo Pedagógico de Apodi desenvolve a consciência ambiental dos alunos com práticas pedagógicas relacionadas ao turismo, integrando esse tema nas escolas e seguindo as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental. Além disso, o projeto sensibiliza os residentes para se envolverem e se sentirem conectados aos atrativos turísticos da região.