O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaJucec vai investir em análise de dados sobre empresas abertas no Ceará

Jucec vai investir em análise de dados sobre empresas abertas no Ceará

Em cerimônia de comemoração aos 146 anos de fundação da Junta Comercial do Ceará, a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, anunciou a meta de implantar sistema de interpretação de dados e inteligência de negócios sobre as empresas abertas no estado.

A instituição acaba de ser reconduzida à presidência do Convênio Empreendedor Digital, que estabeleceu como objetivo para o próximo biênio construir um sistema para geração de dados em tempo real (Business Intelligence – BI), com as informações hospedadas no Sistema de Registro Mercantil.

- Continua depois da publicidade -

Apenas em 2021, a Jucec registrou 109.995 novas empresas no Ceará. Para conceder a abertura dos empreendimentos, o órgão coleta informações como localização geográfica e atividade econômica, segmento, porte da empresa, entre outros dados cadastrais.

De acordo com a presidente da Jucec, o objetivo é que a base de dados do Sistema possa subsidiar a elaboração de programas de desenvolvimento econômico.

Entre as análises econômicas que podem ser realizadas está a identificação da vocação econômica específica de cada região. A partir do balanço de aberturas e fechamentos de empresas também é possível obter índices de aquecimento ou retração da economia nos municípios. “Os dados da Junta Comercial podem se tornar políticas públicas para geração de negócios e empregos no Ceará”, explica a gestora.

No evento comemorativo dos 146 anos da Jucec, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, apontou o potencial da Junta Comercial de aliar conhecimento e tecnologia e parabenizou o serviço público prestado pela instituição.

Ao destacar o crescimento na criação de empresas do Ceará, o Secretário propôs a análise setorial “para podermos monitorar estes dados e tomar as atitudes certas em relação à Economia do Ceará”, afirmou o Secretário.

Sobre o Convênio Empreendedor Digital
Convênio entre nove Juntas Comerciais brasileiras e o Sebrae Nacional iniciado em 2012 para viabilizar a modernização dos serviços de abertura de empresas nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.

A parceria entra em sua quinta fase em 2022 com o “Projeto Redesim Conectada: Interligando Juntas Comerciais, Sebrae, Órgãos e Prefeituras para o Desenvolvimento das Empresas”.

Presidido pela Junta Comercial do Ceará desde de 2020, e com renovação para o próximo biênio, que vai até abril de 2024. O investimento da Jucec em todas as ações do Empreendedor Digital será de R$ 732.611 em 2022 e de R$ 1.168.328 em 2023.

FONTE: SECOM CE

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Novo ranking revela as 5 melhores universidades do Nordeste

Um novo ranking global da consultoria Center for World University Rankings (CWUR) revelou quais as cinco melhores universidades do Nordeste. De acordo com o levantamento,...