Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pelo Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (Sou_Ciência), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA, revelou que 30% dos jovens brasileiros entre 18 e 27 anos desejam ter o seu próprio negócio ou empresa. O estudo entrevistou 1.034 jovens de diversas regiões do país entre os dias 16 e 23 de setembro de 2024.
Quais os principais Desejos Profissionais dos Jovens Brasileiros?
O levantamento também mostrou que fatores como nível de escolaridade e identidade racial influenciam esse desejo de empreender. Jovens pretos (31%) e pardos (32%) lideram entre os que desejam ter seu próprio negócio. Além disso, o interesse por empreender aumenta proporcionalmente ao nível de escolaridade.
Desejo Profissional | Percentual |
---|---|
Ter o próprio negócio | 30% |
Ser funcionário público | 18% |
Viver de renda ou investimentos | 18% |
Trabalhar como autônomo | 12% |
Trabalhar como empregado com carteira assinada | 11% |
Não trabalhar | 8% |
Perfil dos Jovens Empreendedores
Característica | Percentual |
---|---|
Jovens pretos | 31% |
Jovens pardos | 32% |
Jovens com maior escolaridade | Maior interesse |
Influência Política no Desejo Profissional
O levantamento identificou uma correlação entre a posição política e o interesse profissional:
Posição Política | Desejo Profissional | Percentual |
---|---|---|
Jovens de esquerda | Ser funcionário público | 28% |
Jovens de direita | Ter o próprio negócio | 38% |
Declarações dos Pesquisadores
Para o pesquisador Pedro Arantes, da Unifesp, os dados mostram um desejo crescente dos jovens de buscar alternativas ao trabalho formal com carteira assinada (CLT). Apesar de 42% dos jovens entrevistados estarem empregados nessa condição, muitos demonstram o desejo de buscar formas de trabalho mais autônomas.
“A juventude não quer ser classe trabalhadora. A carteira de trabalho não é objeto de desejo. Existe uma clara preferência por tocar o próprio negócio ou ter autonomia como pessoa jurídica”, explicou Arantes.
A pesquisa, intitulada “O que Pensam os Jovens Brasileiros”, tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.
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