A redução da conta de água das grandes empresas é o foco da T&D Sustentável, startup fundada em 2017 em Macaé (RJ) e que hoje tem quase vinte franquias em funcionamento, com um faturamento anual de cerca de R$ 2 milhões. Na carteira há clientes como Rede D´Or e supermercados Guanabara. O sócio-fundador, Camilo Torquato, de 34 anos, conta que a infância no semiárido nordestino foi uma das inspirações para o negócio.
Torquato nasceu e cresceu em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Após se formar em engenharia, mudou-se para Macaé para poder trabalhar na área. Ele atuava em uma empresa de óleo e gás, mas já sentia necessidade de fazer algo mais significativo, que mudasse a vida das pessoas.
Ele tinha uma formação voltada para a elétrica, mas quando começou a modelar o negócio, percebeu que a maior oportunidade estava na economia de água. Junto com o sócio, Pedro Vitali, ele resolveu oferecer primeiramente o controle de gestão para o condomínio em que moravam em Macaé, como um MVP.
Modelando
“Implantamos algumas medidas básicas de controle de água e deu muito resultado. Começamos a pesquisar por players que poderiam se beneficiar disso.” Eles passaram dois anos modelando a empresa e testando novos métodos em condomínios de amigos e conhecidos.
A T&D oferece um sistema de economia de água chamado SEA, que consiste na absorção de toda a gestão hídrica do cliente. Após a primeira visita técnica, a startup envia um prognóstico do que pode ser feito para reduzir a conta de água do local com uso de tecnologia – são mais de 18 ferramentas disponíveis, que vão de técnicas de padronização a um dispositivo para redução de pressão de água. Os principais clientes são condomínios, hospitais, supermercados e restaurantes. “Prédios que gastem acima de R$ 5 mil por mês de água estão no nosso radar”, diz o empreendedor.
A empresa contratante não paga diretamente para que a T&D execute o serviço. O contrato prevê que a startup ganhe 50% da economia obtida. De acordo com o empreendedor, mais de 15 mil pessoas já foram impactadas e mais de 220 milhões de litros foram economizados.
Aposta
Quando entendeu que já tinha o produto em mãos, em 2017, Torquato largou o emprego e investiu cerca de R$ 450 mil para criar a T&D e manter o negócio pelos primeiros seis meses. “Eu trabalhava em uma multinacional, então tudo era feito com processos bem estruturados. Levei isso para a T&D desde o início. O que me permitiu começar a pensar em franquear o negócio.”
Com ajuda de consultorias, Torquato formatou a empresa para franquias e iniciou a expansão com três unidades em 2019. Os franqueados dessa primeira fase eram conhecidos próximos, então ele ainda tinha liberdade para validar novos serviços com o negócio rodando.
Nos últimos oito meses, Torquato segurou a expansão para validar duas novas tecnologias: uma máquina de vendas para ajudar o franqueado a localizar leads corporativos qualificados e uma inteligência artificial para que o franqueado consiga ter uma margem de lucro maior. “Como trabalhamos com eficiência, ele implementa a tecnologia e reduz a fatura do cliente. Eu preciso garantir que ele tenha o menor custo possível”, explica. A empresa já investiu mais de R$ 600 mil em tecnologia neste ano.
Futuro
A projeção para 2022 é uma receita de R$ 2,5 milhões com 25 unidades implementadas – hoje são 17. Para o ano que vem, Torquato projeta 60 unidades em todo o país. O franqueado é responsável pela captação, prognóstico, implantação dos serviços e acompanhamento do cliente.
O investimento inicial para se tornar um franqueado da T&D é a partir de R$ 140 mil para o home office e R$ 210 mil para o escritório. Mesmo que o franqueado comece trabalhando de casa, a tendência é que, no futuro, migre para o escritório, segundo Torquato. “Ele vai precisar ter um local para fazer as reuniões.” Também há o formato de partnership, quando o franqueado tem o perfil e aderência ao propósito, mas não tem o capital. Nesse caso, a própria T&D entra como sócia-investidora.
FONTE: Do Pequenas Empresas, Grandes Negócios