A ideia é utilizar o dinheiro arrecadado para ajudar pequenos comerciantes e profissionais locais da pequena Barra do Camaratuba a se manterem até a pandemia do novo coronavírus passar
O setor do Turismo foi um dos mais impactados pela pandemia do Covid-19. Como diversas cidades turísticas brasileiras, o Distrito de Barra do Camaratuba, localizado no município de Mataraca, Litoral Norte da Paraíba, também foi muito afetado.
A “Barra”, como é conhecida, possuí um litoral paradisíaco, cortado por rios e mar, e natureza ainda bastante preservada, onde a sua população de pouco mais de 800 habitantes vivem em função da pesca e do turismo. Entretanto, devido ao isolamento social estão, desde março, com as atividades suspensas e sem ter como se manterem.
Como o Distrito é muito pequeno, não possuí UTIs, Assim, para evitar a chegada do Covid-19 por lá, os moradores criaram barreiras sanitárias e comunicam, gentilmente, a quem chega, que todos são muito bem-vindos à Barra, mas não agora; e que, quando a pandemia passar, os moradores estarão esperando todos os turistas e visitantes com todo carinho e a costumeira hospitalidade do local. Com todo esse cuidado, o Distrito da Barra do Camaratuba tem se mantido livre do vírus.
Em contrapartida, os pequenos comerciantes, os donos de pousadas e os condutores de turismo locais estão sem nenhuma renda, com seus comércios fechados. Não têm a quem vender os seus produtos nem a quem oferecer seus serviços turísticos.
Pensando nesses efeitos, e para tentar amenizar os impactos da pandemia nesse lugarejo de belezas naturais incríveis, foi criada a campanha de crowdfunding, chamada “Viva Barra”, no site Abaca$hi, para ajudar financeiramente as pessoas desse pequeno e paradisíaco lugarejo.
A iniciativa partiu da jornalista Nadia Bochi, que conheceu o Distrito de Barra do Camaratuba durante uma das gravações do Programa Mais Você, quando era repórter do quadro “Na Estrada” que apresentava, junto com o Chef Jimmy Ogro, em que mostrava destinos incríveis e ainda pouco explorados. Nádia apaixonou-se pelo lugar e, hoje, além de seu refúgio, tornou-se, também, uma “pousadeira”, estando à frente da Pousada de Charme Yemanjá Toré e, junto com outros proprietários de pousadas, receptivo local e a comunidade que trabalha diretamente com o setor do turismo, criaram a Campanha que irá sortear vale-férias com fins de semanas, almoços, jantares e passeios para quem aderir e contribuir financeiramente. Os valores das contribuições vão de R$20, a R$ 1.000, ou outros valores acima de mil Reais.
Participam da Campanha “Barra Viva” e estão contribuindo com seus equipamentos e serviços: Pousada de Charme Yemanjá Toré, Pousada dos Ventos, Pousada Manga Azul, Pousada Barra Mar, Operadora de Turismo Sementes do Mangue, Receptivo Locbuggy, Mário Ousadia (proprietário da Balsa de Barra do Camaratuba), Juju Lanches, Quiosques da Barra do Camaratuba, Dª. Senhorinha com o Grupo de Coco de Roda e Grupo de Artesãs “Mãos que Criam”.
PARTICIPE!
Você vai ajudar mais de 30 famílias como as de:
– Dona Lu Amaral, a primeira cozinheira da região que começou a atender os visitantes 15 anos atrás no quintal da casa dela;
– Tiago, que cresceu ajudando a mãe a pegar caranguejos no mangue e hoje é o melhor condutor de turismo ecológico da região;
– Mário Ousadia que se sustenta com a balsa em que faz os passeios com os turistas pelo Rio Camaratuba;
– Juliete e Cirineu que juntaram as economias para abrir a primeira lanchonete da nova praça da Barra;
– Dona Senhorinha, do grupo de Coco de Roda, um patrimônio cultural da cidade que perdeu a renda que levantava com as apresentações;
– O grupo de artesãs Mãos que Criam que vende suas peças na loja que fica no centro turístico, que está fechado.
Para fazer parte dessa Campanha e conhecer todas as recompensas oferecidas pelo sorteio de “vale-férias”, basta clicar AQUI.
TEXTO: ALESSANDRA LONTRA
FOTO: Felipe-Lima-BOCA-DA-BARRA-BARRA-DE-CAMARATUBA-MATARACA-PB-1