O sonho de um metrô para João Pessoa ganhou novo fôlego e um projeto muito mais abrangente. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) reintroduziu a proposta com uma visão ampliada e moderna, que promete revolucionar a mobilidade não apenas na capital paraibana, mas em toda a sua região metropolitana.
Mais do que uma simples linha, a nova concepção prevê a criação de um sistema integrado de metrô, com três linhas interligadas, posicionando João Pessoa como a primeira capital do Nordeste a ter uma rede de metrô conectada aos trens urbanos e ao sistema de ônibus.
Como será o metrô de João Pessoa?
A princípio, o projeto será implementado em fases, e o carro-chefe é a Linha Azul. Esta primeira etapa terá um trajeto estratégico. Dessa forma, deverá ligar o bairro de Manaíra ao coração da cidade, nas proximidades do Parque Sólon de Lucena (Lagoa).
Assim, o percurso foi planejado para cortar alguns dos corredores de maior fluxo de pessoas e veículos da cidade, passando por áreas como:
- Jardim Oceania
- Bairro dos Estados
- Torre
A expectativa é que esta linha alone seja capaz de integrar zonas residenciais densamente povoadas a polos comerciais, universidades e centros de serviços, beneficiando diretamente milhares de trabalhadores e estudantes que enfrentam o trânsito diariamente.
A visão de futuro: Linha Verde e Linha Vermelha
Ao mesmo tempo, o grande diferencial deste projeto atualizado é sua ambição regional. A Linha Azul é apenas o início. O plano mestre da CBTU inclui outras duas linhas que expandirão o sistema para além dos limites do município:
- Linha Verde: Conectando os municípios de Santa Rita e Cabedelo, esta linha integra o importante eixo portuário e industrial à capital, solucionando um histórico problema de deslocamento na região.
- Linha Vermelha: Ligando o populoso bairro de Mangabeira à Torre, esta linha atenderia a uma vasta área de expansão da cidade, melhorando o acesso da população à área central.
Cronograma e desafios: uma entrega cautelosa
A previsão otimista da CBTU é de que a Linha Azul entre em operação até 2030. No entanto, especialistas em infraestrutura urbana aconselham cautela. Considerando a complexidade de obras subterrâneas e de superfície, os altos investimentos necessários e as etapas de licitação e licenciamento, uma previsão mais realista aponta para 2025 para o início das operações.
Apesar dos desafios, o consenso é de que o projeto será um divisor de águas para João Pessoa, capaz de:
- Reduzir drasticamente os congestionamentos.
- Promover o uso de transporte público de alta capacidade.
- Impulsionar o desenvolvimento urbano de forma organizada.
- Melhorar a qualidade de vida e a acessibilidade da população.

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Visão geral da proposta do sistema de metrô
A tabela abaixo resume o escopo completo do projeto apresentado pela CBTU:
Linha | Trajeto Principal | Principais Áreas Atendidas | Tipo de Integração | Previsão Realista de Operação |
---|---|---|---|---|
Linha Azul | Manaíra ↔ Lagoa | Jardim Oceania, Bairro dos Estados, Torre | Espinha dorsal do sistema, conexão com ônibus | 2035 |
Linha Verde | Santa Rita ↔ Cabedelo | Porto de Cabedelo, Distrito Industrial | Integração regional e trens urbanos | Fase Futura |
Linha Vermelha | Mangabeira ↔ Torre | Bancários, Mangabeira, Torre | Conexão com a Linha Azul | Fase Futura |
Um salto para o futuro
Assim, se concretizado, João Pessoa dará um salto histórico em sua infraestrutura. Em suma, o projeto vai muito além de tirar carros das ruas; ele propõe uma nova forma de pensar a cidade, mais conectada, sustentável e eficiente. A capital paraibana se prepara para escrever um novo capítulo em sua história, tornando-se um modelo de mobilidade urbana para todo o Nordeste.
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