Para promover a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e garantir o acesso facilitado a medidas contraceptivas seguras, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante, de forma gratuita em todos os serviços da Rede Municipal de Saúde.
A oferta desses insumos é realizada de maneira livre, permitindo que a população possa pegar os preservativos e o lubrificante à vontade, sem qualquer constrangimento. Por mês, cerca de 100 mil preservativos e géis lubrificantes são distribuídos nas Unidades de Saúde da Família (USFs), policlínicas municipais, hospitais da rede, Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), sede da Secretaria de Saúde, bem como em outros serviços da administração municipal, como o Centro Administrativo Municipal e sedes de algumas secretarias e órgãos.
Segundo Jéssica Mendonça, coordenadora da seção de ISTs, Aids e Hepatites Virais da SMS, essa iniciativa visa garantir o acesso facilitado a métodos contraceptivos seguros, que não apenas previnem gestações não planejadas, mas também ajudam a prevenir uma variedade de ISTs. A disponibilidade desses materiais em locais visíveis dos serviços ajuda a eliminar possíveis constrangimentos que algumas pessoas possam sentir ao precisar solicitar esses produtos.
Ampliar acesso
Além disso, a Secretaria de Saúde busca ampliar ainda mais o acesso a esses itens por meio de parcerias com empresas e comércios locais. Os responsáveis por esses estabelecimentos podem entrar em contato com a seção de ISTs, Aids e Hepatites Virais para fazer a solicitação de preservativos e lubrificantes, garantindo que esses insumos estejam disponíveis em locais de fácil acesso ao público.
Para solicitar os materiais, os responsáveis podem ligar para o número 83 98123-2949 ou dirigir-se diretamente à seção de ISTs, Aids e Hepatites Virais, na sede da Secretaria de Saúde, das 8h às 14h. A SMS está localizada na Avenida Júlia Freire, s/n °, torre.
Essa iniciativa demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a promoção da saúde sexual e reprodutiva da população, garantindo o acesso universal a medidas preventivas essenciais.