O mundo evolui a uma velocidade que, a cada hora, um novo conceito surge. E no âmbito profissional não fica atrás. Um desses conceitos que virou tendência é o de nômade digital. Contudo, o termo consiste basicamente em viajar enquanto trabalha remotamente. Dessa forma, um ranking elaborado pelo Melhores Destinos revelou que João Pessoa e Aracaju lideram uma lista das melhores cidades para nômades digitais.
Os critérios de avaliação utilizados foram a velocidade de conexão com a internet, custo de vida e atrações próximas.
Confira abaixo o ranking.
1 – João Pessoa
2 – Aracaju
3 – Itacaré
4 – Belo Horizonte
5 – Pirenópolis
6 – Curitiba
7 – Vitória
8 – Florianópolis
9 – Rio de Janeiro
10 – São Paulo
Estima-se que 35 milhões de trabalhadores no mundo tenham o perfil de nômade digital e deve alcançar o marco de 1 bilhão até 2035, segundo o relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen.
O Brasil, por exemplo, seguindo a onda de outros países, aprovou no final de janeiro um visto especial para trabalhadores que são nômades digitais.
Como funciona?
“Alguém que não tem um lugar fixo para trabalhar e usa tecnologia a seu favor trabalhando à distância”, diz Marina Toledo, talent acquisition lead na StartSe.
No entanto, isso não quer dizer que todas as pessoas que trabalham remotamente são nômades digitais. Elas precisam, na prática, unir o viajar para diferentes lugares com o trabalho – e no longo prazo. Se tornou um estilo de vida.
Como nômade digital ganha dinheiro? Algumas formas são: recebendo o salário da empresa – que tem a cultura do trabalho à distância – da qual é contratado ou como freelancer.
Marina conta ainda que um nômade digital tem como vantagem a qualidade de vida, maior rendimento no trabalho para pessoas que têm dificuldade de concentração no escritório e liberdade de viajar para onde quiser sem a necessidade de pedir folga. “A pessoa apenas depende de uma rede de internet para trabalhar com qualidade”, conta a especialista.
Tendência
De olho na contratação de nômades digitais, 6 em cada 10 executivos dizem que a empresa que trabalha vai aumentar o investimento em tecnologia ou ferramentas digitais.
Fonte: Da Redação do NE9, com o Startse