Cerca de 200 servidores da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa estão participando do estágio anual de qualificação profissional. As atividades são divididas em turmas das quais os servidores passam por instruções de APH Tático (Atendimento Pré-Hospitalar Tático para Profissionais de Segurança Pública), bem como Armamento e Tiro, efetuando, cada aluno, ao longo do curso, 280 disparos de arma de fogo, a fim de aprimorar ao máximo a capacidade técnica no uso das novas pistolas TS9.
A capacitação acontece semanalmente até o mês de dezembro através do Departamento de Armamento e Tiro da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e conta com uma completa e criteriosa grade curricular estabelecida pela Polícia Federal, com 110 horas de aulas teóricas e práticas.
“Nós buscamos diariamente especializações, capacitações para que a nossa guarda esteja cada vez melhor preparada para oferecer um atendimento qualificado e humanizado para a sociedade. O curso de armamento e tiro é um desses exemplos de aprimoramento dos nossos servidores para melhor servir e proteger o cidadão pessoense”, afirmou João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Capital.
A capacitação está compreendida nas ações de modernização e aparelhamento da Guarda reforçando as intenções da Prefeitura de João Pessoa em contribuir com o fortalecimento e qualificação do guarda civil que serve e protege o cidadão e o patrimônio público.
“O estágio anual de qualificação profissional nos coloca em consonância com as disposições do acordo de cooperação técnica firmado com a Polícia Federal, onde, através de um corpo técnico capacitado, promovemos instruções e aperfeiçoamento do efetivo para as ações do dia a dia e habilitando os guardas ao porte de arma de fogo dentro dos padrões legais”, destacou o inspetor Diogo Guedes, responsável pelo Departamento de Armamento e Tiro da Semusb.