Iogurtes, leite e doce de leite de cabra da Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), do município de Valente, já estão em mais de 180 pontos de venda em toda a Bahia. A Associação que funciona há mais de 20 anos, com o beneficiamento do leite de cabra, está passando por um processo de requalificação e investimentos para ampliar sua capacidade de produção e passar a beneficiar também leite de vaca.
A ação, que incluiu a aquisição de novos equipamentos, em parceria com o Governo da Bahia, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva. Estão sendo aplicados mais de R$ 1,8 milhão, destinados ainda ao serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) qualificada e à contratação de uma engenheira de alimentos para o desenvolvimento de novos produtos.
“No início, o nosso objetivo principal era o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com o apoio da CAR, começamos a incentivar o comércio e o desenvolvimento de outros produtos. Hoje, estamos em diversas redes de supermercados dentro e fora de Salvador e quase em todas as redes de mercados na Bahia”, comemora o gerente do laticínio, Claudir Santana.
Todo esse desenvolvimento, vai gerar mais renda para as famílias agricultoras que entregam leite para a associação. Segundo informações do gestor, após os investimentos da CAR, o faturamento cresceu 35% e o impacto é grande na vida dos produtores, que chegam a receber, atualmente, até R$ 4 mil. “O nosso objetivo principal é colocar o leite de cabra cada vez mais em nível de Brasil, mas também enxergamos a possibilidade do uso do leite de vaca, que vai nos dar um faturamento necessário para fazer os produtos chegarem mais longe”, pontua Claudir Santana.
A expectativa com os novos equipamentos é impactar ainda mais a vida dos agricultores e agricultoras familiares como a de Hilário Teixeira. “O pensamento é sempre melhorar porque eu tenho 13 bovinos, sendo seis vacas adultas que eu já entrego o leite. Com os novos equipamentos aqui do laticínio, a esperança é entregar o leite de vaca aqui, porque esses queijeiros sempre baixam o valor, e aqui o preço é fixo. Então, fazendo chuva ou sol, a gente vai poder entregar aqui e comer só do bom e do melhor”.
Os investimentos do Governo do Estado via CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na Apaeb, em Valente, são provenientes do Bahia Produtiva, projeto cofinanciado pelo Banco Mundial.