Uma significativa ampliação da infraestrutura de internet de banda larga está prevista para 24 municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba, abrangendo mais de mil quilômetros de rede de fibra óptica. Para financiar esse empreendimento, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um montante de R$ 88,5 milhões, provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), destinado à empresa Proxxima Telecomunicações S.A. Essa iniciativa representa a primeira operação do FUST aprovada para a Região Nordeste.
Além de expandir a rede de fibra óptica, o financiamento visa aprimorar a qualidade dos serviços de telecomunicações na região. Segundo José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, esse investimento é crucial para promover o desenvolvimento econômico e social, reduzindo as disparidades regionais.
As redes de transporte de alta capacidade, que serão instaladas, têm o potencial de impulsionar todo o ecossistema de telecomunicações e internet nos municípios selecionados, incluindo áreas rurais nos estados contemplados. Estima-se que mais de 340 mil habitantes se beneficiarão da disponibilidade de internet em fibra óptica.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste mira 100% de isenção no IPVA de carros elétricos
– Os 10 maiores atletas nordestinos da história
– Nordeste terá produção de combustível com planta nativa
O diretor-presidente da Proxxima Telecomunicações S.A., Leonardo Gomes, ressalta a importância desse financiamento para a inclusão digital na região e destaca o compromisso da empresa com o avanço tecnológico e o desenvolvimento socioeconômico.
O Programa BNDES FUST tem como objetivo principal promover o acesso à internet em banda larga, especialmente em áreas onde a oferta é limitada, como zonas urbanas desassistidas e regiões rurais ou remotas. Essa iniciativa está alinhada às políticas públicas de telecomunicações e à visão de desenvolvimento do Governo Federal.
A empresa – A Proxxima Telecomunicações S.A. é uma empresa especializada no fornecimento de conexão de internet banda larga via fibra óptica, com sede em Campina Grande (PB). Fundada em 2021, é o quarto maior provedor de internet da região Nordeste, com atuação no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e em Pernambuco.