A palavra chave do negócio de comunicação hoje é “INTEGRAÇÃO”. Muitas vezes acompanhamos discussões sobre o que é mais eficiente a mídia on (digital) ou a midia off (Tradicional)? Se você tem uma opinião que tende mais para um desses dois lados, me permita discordar. A resposta é: DEPENDE. Diversos fatores influenciam a decisão estratégica e tática de uma campanha e isso depende diretamente do objetivo de campanha, perfil de público , Budget e posicionamento no mercado da marca.
A Canal C busca exatamente essa integração de meios para alcançar os melhores resultados. Em alguns momentos se torna fundamental usar a internet e toda sua tecnologia de segmentação para alcançar os objetivos e para isso temos no portifólio a Simpleads, uma adtech 360° que atende todas as demandas de digital e redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin e também comemoramos agora a entrada no portifólio do KWAI (Plataforma de compartilhamento de vídeos curtos).
Em outros casos , a estratégia pode ser caminhar para TV Paga como a CNN Brasil (www.cnnbrasil.com.br) , Jornal Valor Econômico (www.valor.com.br) , o DOOH através da NEOOH (www.neooh.com.br) líder no brasil em mídia em aeroportos e terminais Rodoviários e Urbanos. O off se torna fundamental quando o desafio é se apropriar de territórios estratégicos de comunicação , ganhar notoriedade e autoridade e formar opinião.
Mas na maioria dos casos a mídia on e a mídia off se complementam e são mais eficientes quando são aplicadas de forma integrada. Podemos apresentar aqui diversos casos , mas vamos aqui fazer um resumo de como isso pode acontecer.
Quando pensamos em mídia digital e aqui vou falar de Simpleads (www.simpleads.com.br) , pensamos em fazer campanha que possa ser mais assertiva, e que nos dê métricas de resultado, como CTR, CTV, quartil de vídeos, View ability, brand safety, etc. Em alguns problemas de comunicação o digital se torna fundamental. E para solucionar os problemas trabalhamos com plataformas importantes como Google, Amazon Audience e Verizon, além do Facebook , Instagram e Linkedin e podemos fazer estratégias de segmentação diferenciada por comportamento e hábitos de navegação na rede.
Com o Google que tem maior cobertura do nosso mercado, temos estratégias diferenciadas utilizando não só campanhas de Banner, vídeo, youtube, mas também ações diferenciadas como Push em celulares androides e TV Sync ( 2º Tela) que é a ferramenta capaz de sincronizar de maneira precisa as mensagens ao mesmo tempo na Tela da TV aberta ou fechada com a tela do celular, potencializado o retorno da campanha, o engajamento, e provando o quando a integração do on e off pode ser eficiente.
Com Amazon audience podemos impactar pessoas predispostas a consumo, uso, etc. Imagine uma segmentação bem especifica. Se o desafio de comunicação for divulgar o campo de mergulho profissional na praia de recife, atraindo turismo de mergulho, podemos fazer a campanha para pessoas que pesquisaram ou compraram equipamentos de mergulho profissional na Amazon.
A Verizon nos permite também fazer campanhas programáticas em um meio que vem crescendo muito , DOOH (Digital Out of Home) , colocando a mensagem em telas de Aeroportos, terminais rodoviários e urbanos, elevadores comerciais e residenciais, Banco 24 horas e outros.
Então a depender do objetivo de comunicação, você pode usar de forma eficiente o digital , o off , mas o mais eficiente mesmo é integrar os dois meios nas estratégias de comunicação com a Canal C Comunicação, o seu hub 360° de mídia.