Início » Cotidiano » Instituições públicas de ensino superior já podem aderir ao SiSU 2025

Cotidiano

Instituições públicas de ensino superior já podem aderir ao SiSU 2025

As instituições públicas de ensino superior já podem aderir, a partir desta segunda-feira (25), ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2025. O prazo de adesão encerra-se em 29 de novembro, conforme cronograma divulgado pela ...
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
25 de novembro de 2024 - às 07:13
Atualizado 25 de novembro de 2024 - às 07:13
2 min de leitura

As instituições públicas de ensino superior já podem aderir, a partir desta segunda-feira (25), ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2025.

O prazo de adesão encerra-se em 29 de novembro, conforme cronograma divulgado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC). O edital com as diretrizes foi publicado no Diário Oficial da União e abrange instituições federais, estaduais e municipais.

Fique atento ao cronograma para adesão do Sisu

  • Manifestação de interesse: de 18 de novembro a 6 de dezembro.
  • Adesão das instituições: de 25 a 29 de novembro.
  • Período de retificação: de 2 a 6 de dezembro.

A adesão deve ser realizada eletronicamente pelas instituições de ensino superior públicas interessadas em participar da única edição do SiSU em 2025.

Funcionamento do SiSU

O SiSU é o sistema utilizado pelo MEC para selecionar estudantes para cursos de graduação em universidades públicas brasileiras. As vagas são ofertadas anualmente, e a seleção é baseada no desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Seleção de candidatos

A etapa de inscrições para os estudantes está prevista para ocorrer entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2025. Todo o processo será realizado através do site oficial do SiSU, onde os participantes poderão se inscrever e concorrer às vagas disponibilizadas pelas universidades.

Com a adesão ao SiSU, as instituições reforçam o compromisso com o acesso democrático ao ensino superior, facilitando o ingresso de estudantes de todo o país.

LEIA TAMBÉM
Indústria do Ceará tem 2º maior crescimento do Brasil
Nordeste ganha protagonismo na produção de soja no Brasil
Inovação Nordestina: umbu vira estrela de uma nova bebida fermentada</a