INSS reduz para 14 dias fila de espera para análise de benefícios

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu um passo significativo na melhoria dos seus serviços. De acordo com o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, o tempo médio de espera para a análise e concessão de benefícios por incapacidade caiu drasticamente para 14 dias. Essa redução representa uma grande conquista. Para se ter ideia, a espera anteriormente chegava a 250 dias.

Stefanutto destacou o esforço contínuo do INSS nos últimos anos para diminuir esses prazos. Ele ressalta o que diz respeito às perícias médicas. Além disso, ele mencionou que, em média, uma perícia para o Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas) ou para aposentadoria por invalidez é concluída em 39 dias.

Apesar dos avanços, o presidente reconhece que ainda há desafios, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde as dificuldades logísticas e estruturais prolongam o tempo de espera.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste vive “crescimento econômico extraordinário”
Conheça os sete maiores bilionários do Nordeste
Peixe-boi surpreende surfistas em praia paradisíaca do Nordeste

Próximos Passos

Apesar da redução no tempo de espera, o presidente do INSS reconhece que ainda há que se fazer muito trabalho . “Os números de hoje estão melhores. Contudo, em relação à perícia, nós ainda precisamos subir mais um degrau. É preciso ter um nível melhor dentro do aceitável com a população”, comentou Stefanutto.

Resumo das Mudanças no INSS

AspectoAntesAgora
Tempo médio para concessão de benefíciosAté 250 dias14 dias
Tempo médio para períciasVaria entre 200 e 250 dias39 dias
Regiões mais impactadasNorte e NordesteAinda impactadas, mas melhorando
Novas vagas para peritos médicos175 vagas abertas