Início » Cotidiano » INSS promove mutirão em 25 cidades do Nordeste

Cotidiano

INSS promove mutirão em 25 cidades do Nordeste

O INSS deu um importante passo para reduzir a fila de espera por benefícios assistenciais na região Nordeste. A Superintendência Regional Nordeste da autarquia promoveu, neste fim de semana, uma grande mobilização para antecipar a agenda ...
Redação, da Agência NE9
13 de outubro de 2025 - às 09:01
Atualizado 13 de outubro de 2025 - às 09:01
2 min de leitura

O INSS deu um importante passo para reduzir a fila de espera por benefícios assistenciais na região Nordeste. A Superintendência Regional Nordeste da autarquia promoveu, neste fim de semana, uma grande mobilização para antecipar a agenda de avaliações sociais em diversos estados.

A ação, coordenada pela Superintendência e executada pelas Gerências-Executivas, tem como objetivo principal agilizar a análise de requerimentos e reduzir o tempo de espera da população mais vulnerável. Ao todo, o cronograma teve a previsão de 1.759 avaliações sociais em 13 Gerências-Executivas, em um esforço conjunto que mobilizou servidores e equipes técnicas.

Onde ocorreu o Mutirão?

EstadoCidades e Número de Atendimentos
Alagoas (AL)Maceió (140)
Bahia (BA)Santo Antônio de Jesus (7), Vitória da Conquista (122), Barreiras (7), São Félix do Coribe (7)
Ceará (CE)Fortaleza, Aquiraz, Pacajus, Maranguape (500), Sobral, Acaraú, Itapipoca (220), Juazeiro do Norte, Iguatu, Iço (140)
Maranhão (MA)São Luís (84), Imperatriz (30)
Paraíba (PB)Campina Grande, Cajazeiras (120), João Pessoa (16)
Pernambuco (PE)Recife (150), Petrolina (30)
Piauí (PI)Teresina (120)
Sergipe (SE)Aracaju (60)

Compromisso com a População Vulnerável

De acordo com o superintendente regional, Marcus Vinícius Oliveira, a ação demonstra o empenho do INSS em garantir que os cidadãos tenham seus direitos reconhecidos com mais agilidade.

“O objetivo é antecipar agendas e dar prioridade às pessoas em situação de vulnerabilidade, reduzindo filas e promovendo inclusão. O resultado esperado desse fim de semana mostra o compromisso e a força do Nordeste no atendimento à população”, destacou o superintendente.

O que é a Avaliação Social?

Para muitos benefícios, como a Previdência Social (aposentadorias e auxílios) e, principalmente, para o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), é necessária uma avaliação social.

Esse procedimento tem condução de um assistente social do INSS. Ao mesmo tempo, visa compreender as condições de vida, família e trabalho do cidadão, assegurando que o benefício seja direcionado a quem realmente precisa.

LEIA TAMBÉM

Assuntos