Início » Cotidiano » INSS corta até 7 meses de espera com mutirões no Nordeste; descubra onde

Cotidiano

INSS corta até 7 meses de espera com mutirões no Nordeste; descubra onde

Os mutirões do INSS estão fazendo a diferença e reduzindo até 7 meses de espera para os beneficiários.
Redação, da Agência NE9
1 de outubro de 2025 - às 08:53
Atualizado 1 de outubro de 2025 - às 08:53
3 min de leitura

Se você está na fila de um benefício do INSS no Nordeste, uma notícia excelente chegou: os mutirões realizados pela Previdência Social estão fazendo a diferença e devolvendo o tempo a milhares de brasileiros.

No mês de setembro, uma força-tarefa dedicada realizou avaliações sociais antecipadas que impactaram a vida de quase 7 mil pessoas na região. Esses mutirões, focados em agilizar os processos do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e do Benefício por Incapacidade, estão sendo um alívio para quem mais precisa.

A princípio, a estratégia foi abrangente: mais de 40 unidades espalhadas pelos nove estados do Nordeste abriram suas portas em fins de semana para realizar esses atendimentos extras. Ao mesmo tempo, o resultado mais direto para o cidadão? A redução do tempo de espera em até sete meses.

Destaques dos mutirões do INSS

Para entender a dimensão do esforço, veja os principais números consolidados na tabela abaixo:

IndicadorImpacto nos Mutirões
Pessoas ImpactadasQuase 7.000 segurados
Unidades EnvolvidasMais de 40 agências
Estados Atendidos9 (Todos os estados do NE)
Redução na EsperaAté 7 meses
Destaque RegionalCeará (cerca de 50% do total de avaliações)
Atendimentos em FortalezaMédia de 800 por fim de semana

Ceará lidera em número de atendimentos

O estado do Ceará se destacou na ação, concentrando sozinho quase a metade de todas as avaliações sociais realizadas no Nordeste. A capital, Fortaleza, foi um grande polo de eficiência, realizando uma média impressionante de 800 atendimentos por fim de semana.

Reforço com perícia médica

E a agilidade não parou nas avaliações sociais. O Ministério da Previdência Social integrou a ação com um reforço massivo na Perícia Médica. Apenas no último final de semana de setembro (dias 27 e 28), foram realizadas 4.918 perícias na região, tornando o Nordeste a campeã nacional de atendimentos médicos do INSS no período.

INSS. Foto: Reprodução

O INSS também mantêm atendimento de forma online

Como acessar esses canais ágeis?

A boa notícia é que a oportunidade de antecipar seu atendimento não acabou. Se você tem um processo em aberto, pode verificar a disponibilidade de vagas para avaliações sociais ou perícias de duas formas:

  1. Entrando em contato com a Central de Atendimento 135.
  2. Acessando o Meu INSS, seja pelo aplicativo oficial ou pelo site.

Portanto, essa iniciativa mostra que a modernização e o esforço concentrado são caminhos potentes para desburocratizar serviços essenciais e, o mais importante, devolver dignidade e celeridade aos cidadãos.

LEIA TAMBÉM