Início » Economia » Indústria do Ceará cresce bem acima da média nacional

Economia

Indústria do Ceará cresce bem acima da média nacional

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado subiu 3,86% no trimestre e acumula alta de 4,15% no primeiro semestre, com crescimento de 5,58% nos últimos quatro trimestres.
Redação NE9 Nordeste, da Agência NE9
23 de setembro de 2025 - às 05:50
Atualizado 23 de setembro de 2025 - às 05:50
3 min de leitura

Políticas Públicas impulsionam desempenho do estado

A economia do Ceará registrou forte expansão no 2º trimestre de 2025, destacando-se nacionalmente. A princípio, os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) apontam que o setor industrial cearense cresceu 3,54% em comparação ao mesmo período de 2024, quase três vezes o avanço da média nacional (1,1%). Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado subiu 3,86% no trimestre e acumula alta de 4,15% no primeiro semestre, com crescimento de 5,58% nos últimos quatro trimestres.

Setores que puxaram o crescimento

A análise setorial revela quais segmentos tiveram melhor desempenho no trimestre:

SetorCrescimento (2º tri/2025 vs 2º tri/2024)
Eletricidade, gás e água7,03%
Indústria de transformação3,19%
Construção2,09%

Dentro da indústria de transformação, os segmentos de metalurgia, produtos químicos e calçados foram os que mais se destacaram.

O papel das políticas públicas e do FDI

O desempenho acima da média não é fruto do acaso: vem da combinação de políticas de incentivo e planejamento estratégico. Assim, o Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), por exemplo, é citado como importante para estimular empresas beneficiadas por incentivos fiscais. Além disso, esse fundo tem sido operacionalizado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Segundo Danilo Serpa (presidente da Adece), parte significativa do crescimento industrial está associada ao apoio que o governo estadual oferece às indústrias por meio desses incentivos. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, afirma que os resultados se refletem na vida de milhares de famílias, na geração de empregos, e no fortalecimento das vocações regionais.

industria cearense em crescimento foto divulgação

LEIA MAIS – China intensifica investimentos no Ceará

Como o PIB do Ceará se compara ao nacional

  • PIB do Ceará cresceu 3,86% no 2º trimestre de 2025 sobre o 2º trimestre de 2024.
  • Brasil, nesse mesmo período, teve alta de 2,2%.
  • No comparativo entre trimestres consecutivos (1º para 2º trimestre de 2025), o PIB do estado avançou modestamente 0,39%.

Com essas taxas, o Ceará confirma que está em uma rota de crescimento sólido e superior à média nacional. As políticas públicas voltadas para desenvolvimento industrial — especialmente por meio do FDI —, aliadas à diversificação setorial (com destaque para energia, transformação industrial e construção), estão transformando potenciais em resultados concretos.

Portanto, se mantido esse ritmo, o estado deverá continuar atraindo investimentos, impulsionando emprego e renda, consolidando-se como polo regional de inovação e desenvolvimento no Nordeste.

LEIA TAMBÉM