Nem a chuva registrada na noite deste sábado (30) atrapalhou as apresentações das escolas particulares de dança na I Mostra de Dança de João Pessoa. O público foi preparado com sombrinhas e se manteve firme em frente ao palco, no Parque Solon de Lucena, para acompanhar. Com olhares atentos, as pessoas se encantaram com a beleza e a leveza dos passos dos bailarinos e bailarinas. Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), o evento segue neste domingo (31), a partir das 16h.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que a dança em João Pessoa tem um público consolidado e fiel. Inclusive, isso foi considerado na hora de planejar a Festa das Neves. De acordo com ele, a I Mostra de Dança é apresentada como uma forma de fortalecer e estimular os estúdios e escolas de dança da cidade, num diálogo com a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, mas sobretudo para mostrar a presença e a força do público que gosta de dançar.
Dança com força
“Evidente que a chuva diminuiu a intensidade desse público, mas não o afastou completamente. Isso mostra que a dança em João Pessoa tem muita força. Ficamos contentes e reafirmamos nosso compromisso de promover o evento e estimular a dança. Neste domingo, se Deus quiser e o tempo permitir, estaremos realizando o segundo dia da nossa Mostra de Dança”, afirmou.
Quem enfrentou a chuva, garantiu que valeu a pena. “Eu gosto muito de assistir a espetáculos de dança. Essa mostra é uma oportunidade de conhecermos outros estúdios de dança que existem na cidade. Muitos dos que estão aqui, eu não conhecia”, declarou a estudante Vanessa Paiva.
Para a aposentada Maria de Fátima da Silva, a iniciativa foi excelente. “Achei muito boa a ideia da Prefeitura, da Funjope, de fazer uma festa com novidades. Gostei demais. Pena que a chuva atrapalhou um pouco. Mesmo assim, todo mundo ficou. Valeu a pena. Tudo muito lindo”, elogiou.
Curtindo e trabalhando
“Estou trabalhando e também curtindo as atrações da festa. É uma coisa diferente, muito bonita, uma programação maravilhosa. Aprovei essa novidade e acho que a Prefeitura acertou em cheio”, disse a artesã Severina Bernardo.
A I Mostra de Dança de João Pessoa reúne 16 escolas particulares de dança do município com o objetivo de promover uma interação entre elas e a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, que abriu o evento e vai fazer uma apresentação neste domingo.
Contudo, esta é mais uma inovação na programação da Festa das Neves que busca valorizar e estimular o segmento da dança. A mostra também pretende ser um momento de troca de experiências, conversas e fortalecimento da dança na cidade.
Para 2023, o plano da Funjope é realizar um grande festival de dança com escolas públicas, privadas e convidadas, apresentando o trabalho desenvolvido nessas escolas de dança e pela Companhia Municipal de Dança de João Pessoa.
A mostra
Neste sábado, participaram da I Mostra de Dança de João Pessoa, oito escolas, Poivre Ballet, Espaço de Dança Cínthya Borges, Escola de Dança Joseane Vicente, Ballet Studio José Enoch, Grupo de Dança Lambafera, Iandê Escola de Dança e Centro Cultural, Studio de Dança Ana Soares, Jazz&Cia.
Por sua vez, no domingo (31), as escolas que se apresentam são Adágio Espaço de Dança e Arte, Ballare Manu Souza, Espaço Anwar, Studio de Dança Symara Shirley, Escola de Dança do Theatro Santa Roza, Studio Movere, Studio de Dança Sérgio Nazza e Centro de Movimento Saltarello.
O Milagre das Neves – Já o espetáculo ‘O Milagre das Neves’, que é realizado em frente à Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, teve que ser cancelado em virtude das chuvas. Mas ele está mantido para a noite deste domingo, a partir das 20h.
FONTE: Imprensa PMJP // TEXTO:Lucilene Meireles