O compositor, músico e escritor Guga Limeira vai lançar no próximo dia 6 de abril seu terceiro livro de poesias, em um sarau na Casa Manaíra. ‘Estima’ é uma “reconciliação” do autor com a poesia, reunindo textos escritos no período da pandemia e traz uma forte influência da experiência do autor como compositor.
O livro é dedicado a Waldemar Solha
Waldemar Solha é um multiartista paraibano reconhecido por seus poemas de “muito fôlego”, e foi selecionado por uma chamada por originais de autores nordestinos da editora luso-brasileira Urutau.
“Em 2020 eu me reconectei com a poesia. No auge do isolamento dos afetos, eu me encontrava entregue ao trabalho de professor, quando me ocorreu fazer um retorno aos poemas. Fiz uma série chamada “Poesia Musicada” nas minhas redes sociais, o que rendeu centenas de novas canções. Em boa parte desse período, Solha foi uma companhia marcante. Daí a voltar a escrever meus próprios poemas foi um pulo”, explicou.LEIA TAMBÉM:
– O dia em que o Nordeste teve o seu “We Are The World”
– Vale do São Francisco exporta quase metade da Manga brasileira; entenda
– A força do Nordeste no desafio de ter acesso à água
O lançamento ainda contará com apresentação musical de Helinho Medeiros e uma conversa sobre poesia com a professora da UFPB, Rinah Souto. Os exemplares de Estima podem ser adquiridos no evento, ao preço de R$ 55.
Poesia Viva
Uma das principais características de ‘Estima’ é falar de temas existenciais por meio da relação entre animais e seres humanos. “No livro, uso os animais como plataforma para tratar de temas do nosso cotidiano. Quando falo em passarinhos, estou tratando da filiação . Já quando trato cães, estou falando de amor. Quando abordo as moscas, o assunto é a política brasileira”, comenta o autor.
‘Estima’ também marca um novo momento na produção literária do autor, pois foi a primeira experiência com uma mobilização na web para financiamento coletivo. “Com a chegada da Covid e os editais emergenciais, passei a visualizar que outras iniciativas são relevantes para um artista poder se manter em evidência. Para a publicação de
‘Estima’, eu e mais alguns autores da região fomos selecionados pela editora Urutau e promovemos uma mobilização para o financiamento coletivo, que conseguiu superar as metas e minhas expectativas”, destacou.
Guga Limeira já publicou dois outros títulos: Cheiro de nova estação (2008) e Versorragia (2011) – o segundo título foi agraciado pela FUNESC na primeira edição do Prêmio José Lins do Rêgo. Na música, é integrante da Banda-Fôrra e do quarteto vocal Quadrilha. Em 2022, lançou seu primeiro disco solo, com recursos da Lei Aldir Blanc.
Serviço: Lançamento Estima, de Guga Limeira
Quando: 6 de Abril, às 16h
Local: Casa Manaíra – Avenida Guarabira, 501.
Atrações: Helinho Medeiros e Rinah Souto