Quando tiveram a brilhante ideia de associar a música a causas sociais, logo essas iniciativas germinou-se por todo o mundo. Tudo começou no final de 1984, quando ocorreu o lançamento de “Do They Know It’s Christmas?”, creditado ao Band Aid. Esse projeto revolucionário reuniu diversos astros da música, como Sting, Bono, George Michael e Boy George, para arrecadar fundos em prol das vítimas da fome na África.
Inspirados por essa iniciativa, artistas de vários países seguiram o exemplo, realizando ações beneficentes semelhantes. Um dos projetos mais notáveis foi o “USA for Africa” com a icônica música “We Are The World”. Esse movimento culminou no festival beneficente Live Aid, que ocorreu em julho de 1985 em Londres e na Filadélfia.
Brasil e o Nordeste nas causas sociais através da música
O que muitos podem não se recordar é que o Brasil também se inspirou nesse conceito e produziu seu próprio “We Are The World”. Intitulada “Chega de Mágoa”, a música, com uma fusão de ritmos que inclui reggae e MPB, foi gravada em maio de 1985 e lançada em compacto sob o nome SOS Nordeste. O objetivo era arrecadar fundos para as vítimas da seca no sertão nordestino.
LEIA TAMBÉM:
– Paraíba dispara 11% no Turismo e tem maior alta do Nordeste
– Governo divulga projetos do Nordeste que integram o Novo PAC
– Uber lança no Nordeste app do ‘botão de emergência’
Boa parte da composição da música foi de Gilberto Gil. Mas os créditos da obra acabaram ficando ao mesmo tempo para todos os participantes. E que time de peso estava reunido ali: além de Gil, Tim Maia, Chico Buarque, Caetano Veloso, Fagner, Roberto Carlos (e Erasmo), Gal Costa, Rita Lee, Marina Lima, Moraes Moreira, Paulinho da Viola e Elizeth Cardozo, representando a velha guarda da música brasileira. E não podemos esquecer os representantes do novo rock brasileiro, como Paula Toller (Kid Abelha), Roger do Ultraje a Rigor e Kid Vinil.
A princípio, o disco estava disponível exclusivamente nas agências da Caixa Econômica Federal e teve uma tiragem de 500 mil cópias numeradas. A renda obtida ajudou moradores de municípios como Janduis (RN), Catende (PE) e Oeiras (PI).
LEIA TAMBÉM:
– BYD quase dobra o valor de investimento na implantação de fábrica na Bahia
– O Nordeste será sede de encontro do G2
– Nordeste terá mais calor e chuvas abaixo da média no outono
– Praia da Pipa terá Festival Gastronômico Lunar; entenda
“Chega de Mágoa” tocou bastante nas rádios da época. Além disso, seu clipe foi amplamente exibido na televisão. Contudo, com o passar dos anos, esse momento único na história da MPB acabou entrando no esquecimento. Ainda assim, sua relevância e impacto continuam presentes na memória de quem teve a oportunidade de vivenciar essa mobilização em prol de uma causa tão nobre.
Fotos: Reprodução