Ontem, quarta-feira (24), o Ministério de Portos e Aeroportos lançou a primeira fase do programa Voa Brasil, que oferecerá passagens aéreas a um preço máximo de R$ 200 por trecho.
Sem restrição de faixa de renda
Nesta fase inicial, serão disponibilizadas 3 milhões de passagens para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Critérios para Participação
Para se qualificar para as passagens mais baratas, os aposentados não devem ter viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada beneficiário terá direito a comprar até dois bilhetes aéreos por ano.
Segundo o ministério, mais de 23,3 milhões de aposentados poderão usufruir deste benefício. As passagens podem ser adquiridas diretamente pelo site gov.br/voabrasil, utilizando uma conta Gov.br de nível prata ou ouro, o que garante maior segurança ao processo. Para aqueles com contas de nível bronze, será necessário realizar o upgrade da conta através da inclusão de dados pessoais e reconhecimento facial.
LEIA TAMBÉM:
–Lençóis Maranhenses está perto de virar Patrimônio Natural da Humanidade
– Imagineland começa nesta sexta e trará atrações internacionais à Paraíba
– Conferência debate oportunidades do Nordeste na Era Digital
– Olimpíadas: 3 nordestinos vão em busca do Ouro para o Brasil
Aqueles que não atenderem aos critérios estabelecidos não conseguirão acessar o sistema para a compra das passagens. Após encontrar a passagem desejada no site, o usuário será direcionado para a página da companhia aérea para finalizar a compra. As empresas Azul, Gol, Latam e VoePass estão participando do programa.
Utilização da Ociosidade
A adesão das companhias aéreas ao programa é voluntária e não envolve recursos públicos. John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas, explicou que a iniciativa visa aproveitar a ociosidade das aeronaves durante a baixa temporada. Atualmente, entre janeiro e junho, a taxa média de ociosidade das aeronaves é de 20%.
REDAÇÃO com Agência Brasil