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Governo investe R$ 6 bi na melhoria de rodovias no Nordeste

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) destinou um volume sem precedentes de recursos para a Região Nordeste em 2023. A princípio, a iniciativa marca um esforço significativo para aprimorar e modernizar a malha rodoviária da área. Em suma, com um orçamento robusto de R$ 6 bilhões, distribuídos entre os nove estados nordestinos, a autarquia priorizou a segurança e a trafegabilidade em mais de 21,1 mil quilômetros de rodovias sob sua gestão.

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe encerram o ano com estradas mais seguras e em melhores condições em comparação com os últimos seis anos. O Governo Federal, por meio de investimentos estratégicos, concretizou projetos essenciais para o desenvolvimento regional, atendendo às demandas da população.

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A inovação foi uma marca registrada nas ações do DNIT na Região Nordeste. Agora, destacando-se a técnica de “whitetopping” e a modernização da sinalização por meio do programa BR-Legal 2. Além disso, o respeito ao meio ambiente, com práticas voltadas para a fauna, a flora e as comunidades locais, foi um foco constante ao longo de 2023.

Evolução Mensurável: Rodovias Nordestinas em Ascensão

O DNIT realizou um levantamento abrangente do Índice de Condição de Manutenção (ICM), oferecendo uma visão detalhada do estado das rodovias sob sua administração. Os resultados apontam para uma melhoria consistente mês a mês, culminando em um ano positivo para a malha rodoviária da Região Nordeste.

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Sergipe e Maranhão se destacaram. Os dois estados apresentaram significativos avanços nas condições de suas rodovias. Sergipe registrou uma melhoria de 24 pontos percentuais, com 58% dos 319,2 quilômetros de rodovias federais em boas condições, em comparação com os 34% de 2022. No Maranhão, o ICM aumentou de 34% para 57%, indicando uma tendência positiva para o próximo ano.

A Bahia é o estado com a maior malha rodoviária do país sob gestão do DNIT. Simultaneamente, também experimentou melhorias substanciais, passando de 49% para 65% em índice Bom. Além disso, outros estados, como Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Ceará, seguem uma trajetória positiva. Nesse ínterim, conquistaram percentuais de 80%, 78%, 74%, 70%, 69% e 62%, respectivamente, de suas rodovias classificadas como “Bom”.

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Comprometimento com o transporte seguro

Ao mesmo tempo, o DNIT destaca o comprometimento em promover uma infraestrutura de transporte segura e eficiente na Região Nordeste continua a ser evidenciado pelos resultados tangíveis alcançados em 2023, sinalizando um futuro promissor para as estradas nordestinas.

A tabela abaixo resume as informações de ICM.

EstadoVariação no ICM (%)Índice Atual (2023)Índice Anterior (2022)
Sergipe+2458%34%
Maranhão+2357%34%
Bahia+1665%49%
Rio Grande do Norte+680%74%
Alagoas+478%74%
Pernambuco+474%70%
Piauí+470%66%
Paraíba+569%64%
Ceará+362%59%

*ICM: Índice de Condição de Manutenção

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