O Governo Federal lançou o Concurso Nacional Unificado (CNU), que irá selecionar 3.500 candidatos para diferentes cargos na administração pública, com salários de até R$ 21.070. A publicação do edital será em março.
As provas estão previstas para agosto de 2025
Uma das principais novidades desta edição é a criação de dois novos cargos transversais: Desenvolvimento das Políticas da Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico, cada um com 750 vagas. Além disso, o certame contará com oportunidades para analista de tecnologia da informação, analista de infraestrutura, analista técnico administrativo e diplomatas, incluindo 30 vagas para o Ministério do Turismo.
Diversos órgãos já receberam autorização para preencher vagas, como o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a Biblioteca Nacional, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Fundação Palmares.
A ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação, destacou que o preenchimento das vagas ainda depende da aprovação do Projeto de Lei Orçamentária pelo Congresso Nacional. A princípipio, a expectativa é que o concurso atraia um grande número de candidatos devido à variedade de cargos e à atratividade dos salários.
LEIA TAMÉM
– Quem é a nordestina na lista de jovens promissores da Forbes?
– Embrapa desafia limites com cultivo de pistache no Nordeste
– Dez praias no Nordeste para fugir da caixinha de som e do tumulto