O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, chegou a mais estados do Nordeste. Combater o crime e a violência, em especial contra as mulheres, é o foco na nova etapa do Pronasci.
O Governo Federal vem entregando equipamentos para policiamento ostensivo e investigações. São viaturas, armas, munições, coletes e drones. O Ministério da Justiça e Segurança Pública também está repassando aos estados dinheiro proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Durante esta semana, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, percorreu três estados para o lançamento da etapa dois do programa. Alagoas, Sergipe e Bahia agora contam com esta iniciativa que é mais um passo para a consolidação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
O sistema prevê o compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal de segurança. Com as novas regras, os órgãos de segurança pública serão integrados para atuar de forma cooperativa. Na prática, o governo federal quer realizar, na segurança, a experiência positiva do Ministério da Saúde, com a criação do SUS.
Criado em 2007 pelo governo federal e relançado em março deste ano, como Pronasci 2, o Programa vem ganhando ações práticas nos estados onde o Ministério da Justiça está fazendo a entrega de equipamentos, recursos e serviços para o fortalecimento da segurança pública.