O Maranhão está encerrando o ano como um protagonista no cenário turístico brasileiro, e celebra conquistas que prometem um futuro ainda mais próspero. Em 2023, o turismo maranhense alcançou novos patamares, transformando o estado em um dos destinos mais promissores do Brasil. De eventos memoráveis a projetos ambiciosos de infraestrutura, o Maranhão está encerrando o ano com chave de ouro.
Para a secretária de Estado do Turismo (Setur), Socorro Araújo, o sucesso do Maranhão como destino turístico nacional e, até mesmo global, se deve aos esforços do Governo do Estado em várias frentes, a exemplo da promoção dos destinos maranhenses e investimentos em infraestrutura.
“Nós celebramos os resultados positivos do Turismo, porque eles são frutos de um esforço conjunto da equipe da Setur-MA e de todo o Governo do Estado. Estamos recebendo mais turistas graças aos investimentos feitos em infraestrutura, abertura de novas rotas, capacitação profissional do trade turístico, promoção dos destinos e, claro, um diálogo permanente com os municípios e Instâncias de Governança Regionais (IGRs)”, pontuou a titular da Setur.
Para o próximo ano, Socorro destaca o direcionamento de esforços e recursos de maneira estratégica, garantindo que o desenvolvimento do setor no Maranhão seja sustentável, inclusivo e capaz de maximizar os benefícios econômicos, culturais e sociais para as comunidades locais.
“A malha aérea recebeu incremento para além da alta temporada. Em city tours, proporcionamos experiências de imersão cultural. Nosso relacionamento com o Governo Federal é de caminhos abertos. Participamos dos principais eventos nacionais e internacionais do setor. Tudo isso significa que nosso trabalho para alavancar ainda mais o turismo continua”, garantiu a secretária de Estado do Turismo.
LEIA TAMBÉM:
– Qual o melhor time do Nordeste na era dos pontos corridos?
– Halo Solar: três cidades do Nordeste registram raro fenômeno
– Nordestina está entre as 25 mulheres mais poderosas do mundo
Recordes de desembarques
O mês de junho tornou-se um verdadeiro ímã para turistas, com o Maior São João do mundo atingindo números históricos de desembarques no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Com 77.330 mil desembarques, o São João do Maranhão se destacou como o grande atrativo turístico do período, sendo o maior número de desembarques desde 2013.
Na ocasião, o Observatório do Turismo do Maranhão revelou que entre aqueles que optaram por visitar outras cidades durante o período junino, 76% escolheram o polo Lençóis e Delta. Além disso, 42% dos turistas ficaram entre 4 e 10 dias, enquanto 28% prolongaram sua estadia por 7 a 10 dias ou mais.
Além disso, o Observatório constatou que 94% dos turistas pretendem retornar ao estado, indicando a alta satisfação dos visitantes com a experiência proporcionada pelo evento. O reflexo da pesquisa e da provável indicação de quem visitou o estado pôde ser visto no mês seguinte. Entre embarques e desembarques, o Maranhão contou com a circulação de 161. 599 pessoas em julho, um aumento de 109% se comparado com o mês de junho.
Lençóis no The New York Times
Ainda em 2023, os Lençóis Maranhenses foram consagrados como um dos melhores destinos turísticos para 2023 pelo The New York Times, ocupando a 11ª posição na lista “52 lugares para ir em 2023”. Descrito como um “parque aquático natural de outro mundo” com dunas deslumbrantes e piscinas de água-marinha, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses atraiu a atenção global.
Em fevereiro, o Governo do Maranhão deu um passo significativo apresentando a candidatura dos Lençóis Maranhenses à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para ser reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, com apoio de importantes nomes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva; e do ex-presidente José Sarney.
“Temos inúmeros patrimônios, do acervo arquitetônico tombado pelo IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] à tiquira, cachaça regional que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão. Tivemos o reconhecimento oficial de São Luís como capital nacional do reggae. Não nos faltam atrativos. Confiamos que o próximo título será do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, como Patrimônio Natural Mundial. Estamos ansiosos para mais uma grande conquista”, enfatizou Socorro.
Regionalização do turismo
A partir da intenção de criar novos produtos turísticos e promover, ainda mais, os destinos maranhenses, o Governo do Maranhão tem garantido ações de infraestrutura para abertura de novas rotas, entre elas, Campos e Lagos; a Rota dos Guarás; do ‘Caminho dos poetas, Estrada da Araoca’; além da Rota Amazônia, que é uma parceria entre as secretarias de Estado Turismo do Maranhão e do Pará, que irá fortalecer o turismo no mercado internacional, destacando a riqueza da região.
Inaugurada pelo Governo do Estado, a MA-211, também chamada de Rota dos Guarás, rodovia que dá acesso à Ponte Central-Bequimão, foi inaugurada como parte da fase de estruturação do Polo da Floresta dos Guarás, que leva esse nome em alusão à ave de plumagem vermelha, comum na região. Com o novo acesso, a economia local já começa a sentir impactos positivos da obra nos municípios.
Em Guimarães, o estado avança com a pavimentação de 19 quilômetros do ‘Caminho dos Poetas, Estrada da Araoca’, em beneficiamento de toda a região da Baixada. As intervenções se estendem desde a entrada da MA-305 até a Praia de Araoca. A obra faz parte do projeto denominado “Portal dos Guarás”, destacando sua importância estratégica para o desenvolvimento do turismo na região. A intervenção tem o objetivo de melhorar a infraestrutura viária da região, estimular o turismo, o comércio local e a valorização imobiliária, gerando emprego e renda para a população.
Visando o fortalecimento da intitulada “Rota dos Campos e Lagos”, o Governo do Maranhão assinou ordem de serviço para construção da Barragem de Maria Rita, um empreendimento de engenharia de grande magnitude que compreende a construção de uma estrada com 11,18 km de extensão e de uma barragem com 15,50 km de extensão.
Quando concluídas as obras, a distância entre a cidade de São Bento e o Porto do Cujupe será reduzida de 90,3 km para apenas 48,8 km. Isso resultará em viagens mais eficientes, estimulando o turismo e promovendo o desenvolvimento econômico na região.
Impulso aos pólos turísticos
A parceria entre a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) com a Decolar, uma das maiores agências de viagens online do mundo, resultou em uma campanha de mídia cooperada. Lançada em agosto e válida até outubro de 2023, a iniciativa visou promover os pólos indutores: São Luís, Lençóis, Delta e Chapada das Mesas, atingindo mercados prioritários.
LEIA TAMBÉM:
– Nordeste terá ponte de R$ 202 milhões para ligar 2 estados
– Maior construtora do Nordeste vai restaurar hotéis icônicos em Salvador
– Grupo de Abu Dhabi deve investir R$12 bilhões no Nordeste; saiba mais
A ação de impulsionamento propôs o Maranhão como uma opção que une belezas naturais e diversidade cultural, resultando em um aumento do fluxo turístico, mais desenvolvimento econômico e fomento à cultura das regiões que integram o trade turístico maranhense.
Em outubro de 2023, considerando quão estratégico é o mercado de Brasília para a divulgação e venda dos principais destinos turísticos maranhenses (São Luís, Lençóis Maranhenses e Delta e Chapada das Mesas), a Secretaria de Estado do Turismo treinou mais um grupo de 50 agentes de viagens durante roadshow realizado em parceria com a CVC Viagens. Com o apoio da empresa, que conta com mais de 50 anos no mercado, os profissionais da capital federal puderam conhecer a infraestrutura, roteiros e experiências que os pólos indutores do Maranhão podem proporcionar aos turistas.
Qualificação profissional
Estimular a geração de renda em todo o estado é uma das prioridades do Governo do Maranhão, que tem investido cada vez mais na qualificação profissional, em parceria com instituições públicas, empresas, prefeituras e comunidades. O Programa de Regionalização da Setur-MA, por exemplo, foi um pilar essencial para o desenvolvimento turístico em 2023. Reuniões, visitas técnicas e diálogo com gestores municipais envolveram 61 municípios, incentivando a estruturação de roteiros e a adesão ao Mapa do Turismo Brasileiro.
Por meio do programa “Mais Qualificação, Mais Turismo”, a Setur também alcançou diversas comunidades maranhenses a partir da oferta de cursos como a Elaboração de Projetos, Boas Práticas para Manipulação de Alimentos e Qualidade no Atendimento, promovendo a geração de renda. O programa tem como principal objetivo a capacitação profissional e promoção de melhorias na qualidade dos serviços, assim como o estímulo à competitividade dos destinos turísticos do Maranhão.
LEIA TAMBÉM:
– Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
– Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
– Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
– Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024
Ainda no âmbito das capacitações, entre as iniciativas de grande relevância está o programa “Mais Infância, Mais Turismo”, que sensibilizou 5,6 mil estudantes no enfrentamento e prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes em 2023. Entre janeiro e novembro, a equipe técnica da Setur-MA visitou 61 municípios maranhenses nas Expedições. Foram realizadas 52 palestras de sensibilização ao público, que contaram com instruções sobre direitos e sobre como evitar e denunciar ocorrências desse tipo de crime em áreas turísticas.