O Hub se consolida como uma estratégia de planejamento para o desenvolvimento do setor
Em continuidade à agenda com a delegação de representantes da cidade chinesa de Yantai, na quinta-feira, dia 13, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), possibilitou uma visita ao Hub de Sergipe. O roteiro incluiu a termelétrica operada pela Eneva S.A., uma das principais empresas privadas de gás e energia do país, e a área portuária da Barra dos Coqueiros, sob a gestão da VLI Multimodal S.A., para apresentar as potencialidades do estado no setor.
O Hub Sergipe de Gás Natural tem como objetivo atender toda a região Nordeste e atrair empresas consumidoras intensivas de gás. A Eneva mantém um navio ancorado no litoral sergipano, onde o gás natural é recebido em forma líquida e transformado de volta para o estado gasoso, a fim de ser entregue por meio de gasoduto às usinas termelétricas instaladas na Barra dos Coqueiros, responsáveis pela conversão desse gás em energia elétrica. Essa operação é considerada uma das maiores em volume e potência no setor de gás e energia em todo o mundo.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, as visitas representam uma oportunidade para a delegação conhecer as potencialidades do estado. “Temos a maior termelétrica da América do Sul, com 1,6 gigawatts de potência, e também temos o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), onde eles puderam observar as movimentações portuárias, tanto de exportação de fertilizantes, soja, cobre, entre outros, quanto de importação, que atualmente inclui trigo e coque”, informou.
O estado conta com o TMIB, configurado institucionalmente como um “terminal privativo de uso misto”, o que permite a prática de tarifas de mercado. O Terminal está conectado à malha rodoviária a pouco mais de 20 km da BR-101, o que é importante para a eficiência das operações de carga. Segundo o presidente da Sergipe Gás (Sergas), José Matos, o estado colherá bons frutos com a parceria entre as cidades irmãs. “Estamos juntos, mostrando nossas potencialidades e investimentos, especialmente no novo mercado de petróleo e gás que estamos atravessando”, afirmou.
O líder da delegação chinesa e secretário do Comitê Municipal do Partido Comunista da China (PCC) em Yantai, Jiang Cheng, ressaltou a localização do estado e suas potencialidades. “Sergipe é um ponto estratégico para nós, com uma localização muito importante e rica em recursos naturais, como gás, petróleo e turismo”, afirmou.
Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a visita representa “uma excelente oportunidade para apresentar o potencial econômico do estado, abrindo perspectivas de investimentos para Aracaju e Sergipe”.
“Aracaju é a porta de entrada para o nosso estado. Nossa cidade se tornou a capital estrategicamente, devido à necessidade de Sergipe se abrir para o mundo, e conforme foi se desenvolvendo, tornou-se a locomotiva do desenvolvimento do estado, sendo atualmente responsável por 40% do PIB sergipano. Portanto, ao nos colocarmos à frente, estamos pensando no progresso de Sergipe como um todo. Se o estado ganha, Aracaju também ganha”, destacou Edvaldo.
Além dos representantes do Governo do Estado, fizeram parte da comitiva sergipana durante as visitas o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o secretário Municipal da Fazenda, Jeferson Passos; o secretário executivo de Relações Institucionais da Fazenda, Márcio Porto; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Victor Rollemberg; e o procurador-geral do município, Sidney Amaral. ”
REDAÇÃO com Assessoria