No Diário Oficial do último sábado (24), foi publicado um aditivo referente ao edital de abertura do concurso público para a Polícia Civil pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Administração (SAD) e da Secretaria de Defesa Social (SDS). Esse aditivo indica a possibilidade de convocação de até o dobro do número de vagas inicialmente estabelecido para os cargos de agente de polícia, escrivão e delegado. Inicialmente, o edital do concurso previa 250 vagas para agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegado, totalizando 445 vagas, podendo agora ser ampliadas. As provas do concurso da Polícia Civil foram realizadas neste domingo (25).
A governadora Raquel Lyra destacou que o aumento no número de vagas faz parte da política do Juntos pela Segurança, visando otimizar a capacidade investigativa da corporação. Ela enfatizou o compromisso do governo com a segurança, priorizando investimentos nessa área, como o recente aumento no número de vagas no concurso da Polícia Militar, de 2.700 para 5.250.
LEIA TAMBÉM:
– Caixa tem 59 imóveis no Nordeste com descontos de até 75%
– Nordeste é a região do Brasil com menor incidência de dengue
– Conheça cursinhos gratuitos no Nordeste para o Enem
– Nordeste lidera matrículas em escola de tempo integral</a
A convocação de mais candidatos para o curso de formação se aplica aos aprovados em todas as etapas anteriores do concurso e classificados até o dobro do número de vagas indicado no edital, estando condicionada à existência de vagas, à ausência de impedimentos legais ou orçamentários e à autorização da Câmara de Política de Pessoal (CPP).
A secretária de Administração, Ana Maraíza, destacou que essa iniciativa fortalecerá a segurança pública do Estado, contribuindo para a eficiência dos serviços públicos prestados à sociedade.
Desde janeiro de 2023, foram abertas 6.569 vagas em concursos públicos, abrangendo a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Científica. No que diz respeito à última, foram anunciadas 214 vagas para a Polícia Científica em novembro do ano passado, distribuídas entre os cargos de agente de medicina legal, médico legista e perito criminal.
Além dos concursos, o Governo de Raquel Lyra nomeou 416 policiais penais no ano passado, mais que o dobro do previsto no concurso de 2021, que visava a convocação de 200 profissionais.
REDAÇÃO com Assessoria