Governo de Alagoas investe na educação indígena com entrega de novas escolas

nova escola em Alagoas foto Alexandre Teixeira Ascom Seduc
nova escola em Alagoas foto Alexandre Teixeira Ascom Seduc

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está ampliando o acesso à educação indígena com a entrega de três novas escolas em fevereiro.

O investimento, que soma quase R$ 12 milhões, atende a antigas reivindicações das comunidades e reforça o compromisso do Estado com a valorização cultural e educacional dos povos originários.

As novas unidades beneficiarão diretamente os povos Kalankó, Karuazú e Aconã, proporcionando ensino de qualidade sem a necessidade de deslocamento para outras cidades

A primeira escola a ser inaugurada será a Escola Indígena Francisco Higino da Silva, em Água Branca, no dia 6 de fevereiro. Com capacidade para até 400 alunos e um investimento de R$ 3,5 milhões, a unidade conta com salas de aula, laboratório de informática e quadra coberta.

nova escola em Alagoas foto Alexandre Teixeira Ascom Seduc
nova escola em Alagoas foto Alexandre Teixeira Ascom Seduc

Já no município de Pariconha, o povo Karuazú será contemplado com a Escola Indígena Antônio José da Silva, no povoado Campinhos. Com sete salas e um ginásio, o espaço, que será entregue no dia 10 de fevereiro, recebeu um aporte de R$ 4,2 milhões.

Por fim, no dia 19, será a vez da Escola Indígena José Saraiva Irmão Suraconã, em Traipu, para o povo Aconã. A unidade homenageia um antigo líder da comunidade e encerra uma espera de 20 anos por um espaço educacional próprio.

Importância de ações como essa para os povos indígenas do Nordeste

nova escola em Alagoas foto Alexandre Teixeira Ascom Seduc
nova escola em Alagoas foto Alexandre Teixeira Ascom Seduc

Preservação cultural – As escolas promovem o ensino bilíngue e valorizam os saberes tradicionais.
Acesso à educação de qualidade – Reduz a necessidade de deslocamentos longos para estudar.
Inclusão social – Garante o direito à educação dentro das próprias comunidades.
Desenvolvimento local – Gera oportunidades de emprego e capacitação para professores indígenas.
Respeito às tradições – O ensino é adaptado às realidades culturais dos povos indígenas, fortalecendo sua identidade.

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