A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) divulgou o resultado final de licitação, no valor de R$153.315.157,35, para contratação de empresa especializada para execução de obras de construção, ampliação e modernização de oito unidades escolares estaduais de Tempo Integral. Esta ação faz parte dos mais de R$ 2,3 bilhões que estão sendo investidos pelo Estado na requalificação da rede física escolar. Os municípios beneficiados são Araci, Juazeiro, Pindobaçu, Retirolândia, Rio Real, Serrinha (duas unidades) e Tapiramutá.
Antecipadamente, a modernização conta com uma série de ações. Vão desde a instalação de novos equipamentos, como laboratórios, bibliotecas, quadras de esportes cobertas e campo society. Do mesmo modo, a iniciativa conta com a implantação dos Complexos Poliesportivos Educacionais. Em suma, tudo isso visando fortalecer as aprendizagens no contexto da Educação em Tempo Integral.
Contudo, a construção e reforma de escolas também envolve a política de expansão da Educação de Tempo Integral na rede estadual de ensino, por meio do Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira. Dessa forma, a iniciativa objetiva elevar os níveis de aprendizagem, através da ampliação da jornada escolar dos estudante; e fortalecer o desenvolvimento humano e social dos estudantes, por meio de ações que propiciem a diversificação do universo de experiências educativas articuladas com as áreas do conhecimento; além de contribuir para a melhoria dos indicadores de qualidade das unidades escolares com tempo estendido.
Fonte: Ascom/SEC-BA