Governadores do Nordeste se unem para potencializar integração do Rio São Francisco

transposição
A transposição amenizou o problema da água em alguns locais do Nordeste.

Na sexta-feira (4), João Pessoa será palco de um momento histórico para o Nordeste. O governador da Paraíba, João Azevêdo, receberá os governadores do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, além do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, para assinar um acordo que assegura a sustentabilidade do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O acordo, que será firmado no recém-inaugurado Centro Integrado de Comando e Controle, envolve o compromisso dos estados e da União em garantir recursos para o Ramal Piancó, incentivar o desenvolvimento produtivo nas áreas beneficiadas pela Transposição e prover os serviços de operação, manutenção e fornecimento de água bruta do projeto.

A integração do Rio São Francisco é uma obra estratégica para o Nordeste, pois leva água e esperança para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de quatro estados. Por meio de dois Eixos de transferência de água – Norte e Leste – a obra capta a água do Velho Chico e a distribui por adutoras e ramais que revitalizam rios e açudes da região.

Projeto de Integração do Rio São Francisco
ObjetivoLevar água e esperança para 12 milhões de pessoas em 390 municípios do Nordeste
Estados beneficiadosParaíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco
Eixos de transferência de águaNorte e Leste
Extensão da obra477 km
Captação da águaRio São Francisco
Distribuição da águaAdutoras e ramais que perenizam rios e açudes da região