O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaGovernadora Raquel Lyra destaca a importância da Ferrovia Transnordestina, unindo Pernambuco em...

Governadora Raquel Lyra destaca a importância da Ferrovia Transnordestina, unindo Pernambuco em torno do projeto

Durante uma reunião na Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), a governadora do estado reforçou a relevância da Ferrovia Transnordestina para o desenvolvimento da região Nordeste.

A governadora Raquel Lyra participou de um encontro realizado pela FIEPE ontem, segunda-feira, dia 17, com o objetivo de solicitar ao Governo Federal a retomada e conclusão das obras da Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Salgueiro e Suape. Durante o evento, mais de 20 entidades representantes dos setores industriais, comerciais, agrícolas, tecnológicos e de serviços entregaram um documento à governadora solicitando a inclusão desse trecho no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC III) e no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal.

- Continua depois da publicidade -

“Pernambuco está unido em torno da Transnordestina. Precisamos que a ferrovia seja concluída para garantir que o nosso estado recupere sua capacidade de investimento e que o Nordeste possa reposicionar-se no Brasil, levando em consideração sua localização geográfica e seu potencial logístico”, enfatizou Raquel Lyra.

Para todo o setor produtivo pernambucano, a conclusão dessa obra é esperada para acelerar a melhoria do ambiente de negócios no estado. “A FIEPE está sempre comprometida com pautas que promovam o desenvolvimento e o progresso de Pernambuco. É crucial analisar o mapa ferroviário brasileiro, pois, sem esse trecho em Pernambuco, haverá uma grande lacuna no Nordeste, prejudicando muito o desenvolvimento da região”, ressaltou o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger.

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Guilherme Cavalcanti, defendeu a conclusão da obra para integrar Pernambuco a todas as partes do Brasil, aumentando a produção e a competitividade econômica. “Não há nenhum grande desafio na história de Pernambuco que, quando o povo se une, não resulte em vitória. Esse será o caso da Transnordestina. Temos um trabalho árduo pela frente, envolvendo vitórias políticas, que estamos construindo aqui, e vitórias técnicas, onde, juntamente com o Governo Federal, vamos traçar um caminho juridicamente viável para que possamos, de fato, ter nosso trecho da Ferrovia”, concluiu.

A conexão direta entre o interior do estado e o Porto de Suape permitirá um fluxo de mercadorias mais rápido e eficiente, reduzindo a dependência do transporte rodoviário. O projeto já apresenta um progresso físico considerável, mas requer investimentos adicionais para garantir sua conclusão e pleno funcionamento. Com a inclusão no PAC III, será possível obter o financiamento necessário para retomar as obras e implementar medidas que acelerem a conclusão em menor prazo.

Além da governadora, estiveram presentes no evento o secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto; o diretor-presidente de Suape, Márcio Guiot; a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; os senadores da República Teresa Leitão e Humberto Costa; os deputados estaduais Waldemar Borges, Mário Ricardo e José Patriota; os deputados federais Mendonça Filho, Pedro Campos, Carlos Veras e Silvio Costa Filho; além do presidente do Conselho Regional da Amcham Recife, Paulo Sales; o diretor-executivo do Grupo Atitude, Roberto Abreu e Lima; e outros representantes de entidades empresariais.”

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Novo ranking revela as 5 melhores universidades do Nordeste

Um novo ranking global da consultoria Center for World University Rankings (CWUR) revelou quais as cinco melhores universidades do Nordeste. De acordo com o levantamento,...