As expectativas para o estado, geradas por meio da parceria, são de desenvolvimento econômico, tecnológico, geração de emprego, renda e transformação de vida da população sergipana
Um dos pilares estabelecidos pelo governador Fábio Mitidieri para a atual gestão estadual é o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda para os sergipanos. Por isso, nesta quarta-feira, 18, o governador participou da cerimônia de posse do Conselho Consultivo, Diretoria e Conselho Fiscal do Biênio 2023/2024 da primeira unidade da Câmara de Comércio, Serviços, Indústria e Turismo Brasil-Portugal no estado de Sergipe. O evento aconteceu no Hotel Sesc Atalaia, localizado em Aracaju.
A solenidade também contou com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; a deputada estadual Lidiane Lucena, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa; e o secretário de Estado do Turismo de Sergipe (Setur), Marcos Franco. Também estiveram presentes o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos; juntamente com o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil (FCPCB), Armando Abreu; e o presidente da Câmara Portuguesa de Sergipe, José Gabriel Macedo Beltrão Filho, empossado na cerimônia.
O objetivo da Câmara Portuguesa é fortalecer o desenvolvimento econômico do estado, estabelecendo relações luso-brasileiras, a fim de fomentar conexões entre as instituições portuguesas e o empresariado sergipano, ampliando as oportunidades de negócios em diversos setores como comércio, serviços, indústrias e turismo.
Na ocasião, foi assinado pelo governador Fábio Mitidieri o Protocolo de Cooperação, celebrando a parceria entre o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe e Câmara Portuguesa em Sergipe. O intuito é fortalecer o desenvolvimento das relações econômicas e culturais entre Portugal e Sergipe com base no interesse mútuo.
Fábio ressaltou que este é um dia histórico, importante e muito prestigiado por todos que fazem a gestão estadual. “Nós estamos vivendo um novo tempo na economia do nosso estado. Vamos viver um momento de abertura de mercado. Antes mesmo de começarmos a gestão, já buscávamos investimentos para mostrar os potenciais do nosso estado. Sergipe está aberto ao mundo, aos investidores, para fazer negócios e comércio bilateral, levando nossos produtos para lá e que possamos visitar Portugal e suas belezas, esse país irmão que tanto nos conhece. Que grandes investimentos possam ocorrer, pois o governo estará de portas abertas e fará tudo que for possível para atrair investidores portugueses e, assim, fazer de Sergipe um destino cada vez mais forte para os portugueses”, destacou.
Ele afirmou que as expectativas para o estado, geradas por meio da parceria, são de desenvolvimento econômico, tecnológico, geração de emprego, renda e transformação de vida da população sergipana.
“Vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio daquilo que dá mais dignidade que é o emprego. Hoje, é um momento que está alinhado àquilo que pregamos, que é a abertura do estado, do desenvolvimento econômico, da geração de emprego e renda, por meio da parceria com Portugal, Brasil-Sergipe, país que tem uma expertise muito grande em tecnologia e empreendedorismo”, frisou o governador, destacando que esta não é a única parceria estrangeira firmada na sua gestão.
“Esperamos abrir o nosso estado para outras oportunidades. Nós já recebemos representantes da Rússia, Portugal, Itália, China e outros países que estão buscando conhecer os potenciais de Sergipe, como o petróleo, gás, agricultura, agronegócio e o turismo. Nosso estado tem um leque muito grande de oportunidades para os investidores, o que queremos é mostrar Sergipe para o mundo, sairmos da bolha e mostrar que nosso estado não é uma ilha e captarmos tudo aquilo que for possível em benefício da nossa sociedade”, reforçou.
Também presente na solenidade, o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, falou sobre a importância do Acordo de Cooperação. “Essa relação bilateral entre Brasil e Portugal é fundamental, pois permitirá a captação de novos investimentos para Sergipe, fomentando o desenvolvimento de ambas as regiões. Hoje, mais de 300 mil brasileiros vivem em Portugal, país que se encontra pujante na questão da inovação da tecnologia, infraestrutura e turismo”, disse.
Já o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, avaliou positivamente o relacionamento entre o estado e a Câmara Portuguesa, acreditando que os laços se tornarão cada vez mais próximos.
“Tudo isso imbui na geração de emprego e renda. O setor de turismo gera emprego e renda de forma imediata, uma vez que envolve todos os setores como a agricultura, segurança, social, educação, trabalho, infraestrutura e meio ambiente. É um setor dinâmico e o que depender do nosso trabalho vamos fazer acontecer “, pontuou.
Parceria
A escolha para instalar uma unidade da Câmara em Sergipe surgiu a partir da demanda de empresários locais em busca do estreitamento das relações comerciais com Portugal. Com o lançamento da unidade regional, Sergipe se torna a 19° sede da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil.
O presidente da Câmara Portuguesa em Sergipe, José Gabriel Macedo Beltrão Filho, agradeceu ao governador Fábio e a todos que tornaram possível o lançamento da Câmara Portuguesa em Sergipe.
“Não é um projeto individual, é um projeto coletivo. A Câmara será um instrumento de apoio à sociedade empresarial sergipana. Colocamo-nos como braço do governo para que possamos trabalhar pelo desenvolvimento do nosso estado, trazendo emprego e renda para o nosso povo pelo comércio, serviços, indústria e turismo, por meio desse relacionamento com nosso país irmão que é Portugal, onde temos tanto em comum histórica e culturalmente. Vamos globalizar e internacionalizar Sergipe e a nossa economia, porque acreditamos muito no nosso potencial e capacidade”, frisou.
O embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, falou sobre o trabalho de aproximação e desenvolvimento da economia brasileira e portuguesa, atuando na abertura dos estados do Brasil para o mundo. “Estou muito satisfeito. Parabéns a Sergipe, pois é a primeira vez que vejo em um evento desse o governo do Estado, a prefeitura da capital e a embaixada. Parabéns a toda equipe da Câmara. O povo de Sergipe pode acreditar que, daqui para frente, as relações internacionais serão diferentes”, disse.