A General Motors deu um passo histórico: nesta quarta-feira (3 dezembro 2025), foi oficialmente iniciada a produção de veículos elétricos da empresa no Brasil — no município de Horizonte (CE), no Polo Automotivo do Ceará.
Nordeste polo de fabricação de carros eletrícos

O modelo inaugurado é o Chevrolet Spark EUV, utilitário esportivo lançado este ano no país. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de autoridades federais e estaduais, e marca o início da etapa de produção local de veículos movidos a energia elétrica no país.
Ao discursar na cerimônia, o presidente Lula destacou a importância de “produzir carro para vender ao povo brasileiro”, ressaltando que o Brasil já conta com cerca de 53% de energia renovável — argumento de peso para apostar na eletrificação da frota. “É por isso que é importante o carro elétrico, é por isso que é importante a decisão da GM vir para cá”, afirmou.
Além disso, Lula vinculou a iniciativa a uma conjuntura econômica mais favorável: menor inflação dos últimos anos, crescimento real do salário mínimo, ampliação da massa salarial, queda no desemprego e redução da pobreza — fatores que, segundo o presidente, devolvem poder de compra às famílias brasileiras, abrindo espaço para a aquisição de automóveis eletrificados.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também reforçou: a medida representa a reativação da indústria automotiva nacional, estimulada por políticas públicas e incentivos, como o programa Mover – Mobilidade Verde e Inovação. Segundo Alckmin, essa é a terceira fábrica automotiva reaberta desde o início do governo atual.

A nova fase da GM no Brasil e os próximos passos
No evento, a GM confirmou que outro modelo elétrico, o Chevrolet Captiva EV, também será produzido na unidade cearense, com previsão de início em 2026 — reforçando o compromisso da empresa com a eletrificação da frota e a produção local.
Segundo a GM América do Sul, representada pelo presidente regional Santiago Chamorro, trazer a produção do Spark EUV e do Captiva EV para o Brasil é “um passo coerente com tudo o que defendemos para a indústria nacional: competitividade, tecnologia e visão de longo prazo.”
Além disso, a produção será beneficiada pelo programa Mover, que destinará R$ 19,5 bilhões a projetos de eficiência energética, descarbonização da frota, produção mais limpa e estímulo à indústria verde, com incentivos como o “IPI Verde” para veículos menos poluentes.
Assim, esta iniciativa ocorre num contexto de retomada da confiança da indústria automotiva no Brasil: em 2025, o país atingiu um montante recorde de investimentos anunciados no setor automotivo — reflexo da aposta em demanda interna e no mercado de mobilidade elétrica.
Importância para o Ceará, Brasil e meio ambiente
- Geração de empregos: a nova fábrica no Ceará deve impulsionar a economia regional, com criação de postos de trabalho diretos e indiretos, desde a produção até a cadeia de fornecedores e serviços associados.
- Desenvolvimento industrial: representa a modernização da indústria automotiva no Brasil, com transferência de tecnologia e produção de veículos elétricos em solo nacional.
- Sustentabilidade e mobilidade limpa: ao produzir carros elétricos, o Brasil dá um passo importante rumo à descarbonização da frota, utilizando sua matriz energética relativamente limpa.
- Acesso ao consumidor: com fabricação local, há expectativa de preços mais competitivos — o que pode ampliar o acesso da população aos veículos elétricos.
Conheça mais detalhe da Fábrica da GM no Ceará
| Item | Informação |
|---|---|
| Local de produção | Horizonte (CE), Polo Automotivo do Ceará |
| Primeiro modelo elétrico fabricado no Brasil | Chevrolet Spark EUV |
| Início da produção | 3 de dezembro de 2025 |
| Próximo modelo confirmado | Chevrolet Captiva EV — produção prevista para 2026 |
| Incentivo público | Programa Mover – Mobilidade Verde e Inovação (R$ 19,5 bilhões de investimentos) |
| Benefícios esperados | Emprego, mobilidade sustentável, fortalecimento da indústria nacional, acesso popular a carro elétrico |
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O início de uma nova era automotiva no Brasil
Com a produção local do Chevrolet Spark EUV, o Brasil entra oficialmente no mapa mundial de fabricantes de veículos elétricos — não apenas como importador, mas como produtor. Afinal, a escolha do Ceará para sediar a fábrica reflete o cuidado com logística, infraestrutura e política industrial.
Portanto, para o consumidor brasileiro, trata-se de uma oportunidade inédita: acessar carros elétricos mais próximos da realidade de preço e manutenção. Para o país, é um movimento estratégico de longo prazo, alinhado à transição energética global e à busca por economia de baixo carbono.
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