Memorando de entendimentos assinado no Japão engloba projeto com investimento No Piauí
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi no Japão, para negociar um investimento bilionário em energia eólica offshore no estado. Nesta segunda (30/10), ele firmou um acordo com a Shizen Energy para realizar um estudo de viabilidade de um parque eólico no litoral piauiense. O projeto tem um valor estimado de R$ 25 bilhões.
A Shizen Energia do Brasil é uma das principais empresas do setor de eólica offshore no Brasil, com 18 GW de capacidade instalada em seis projetos na costa brasileira – Rio Grande do Sul (12 GW) e Ceará (6 GW). A empresa fica atrás apenas da Petrobras, que tem 23 GW de projetos registrados no Ibama.
O estudo no Piauí vai analisar as oportunidades de investimento na geração de energia e também na produção de hidrogênio verde.
O governador do estado disse que espera que o projeto se concretize até 2026. Ele publicou o gestor em sua rede social:
“Ele será um marco na produção de energias renováveis no Brasil, tendo o Piauí como líder, gerando oportunidades de trabalho, emprego e renda aos piauienses”
LEIA TAMBÉM:
– Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
– Fruta do Nordeste vira polêmica na TV e viraliza
O Piauí já tem quatro projetos de eólica offshore:
- Ventos do Atlântico
- Bosford Participações
- Shell
- Equinor – em processo de licenciamento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).
Juntos, os projetos podem gerar cerca de 7 GW.
Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a energia eólica representa 68% da capacidade energética do estado.