A Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 está chegando ao fim e vai definir o primeiro campeão nacional profissional masculino da temporada. E um time do Nordeste pode se tornar o primeiro campeão brasileiro masculino de futebol profissional em 2023. Os finalistas foram conhecidos no último domingo (10), com as vitórias da Ferroviária-SP sobre o Athletic-MG e do Ferroviário-CE sobre o Caxias-RS.
A data e o horário das partidas decisivas devem ser anunciados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda nesta segunda-feira (11). A expectativa, de acordo com a tabela inicial, é que o primeiro jogo seja na quarta-feira (13) ou na quinta-feira (14) e o segundo no sábado (16) ou no domingo (17). O Ferroviário, que tem a melhor campanha, joga a segunda partida em casa. Os confrontos terão transmissão ao vivo pela TV Brasil.
Quase xarás, mas campanhas diferentes
A Ferroviária garantiu a vaga na final no domingo, ao bater o Athletic por 2 a 0 no Independência, em Belo Horizonte. O time de Araraquara (SP) já havia vencido o jogo de ida, na Arena da Fonte Luminosa, na quarta-feira anterior (6), por 1 a 0.
O primeiro gol da Locomotiva saiu aos 27 minutos do primeiro tempo, com um chute de primeira do atacante Vítor Barreto, dentro da área, após um cruzamento da esquerda. O segundo gol foi logo no início do segundo tempo. Aos oito minutos, o goleiro Saulo cobrou uma falta desde a defesa. O atacante Pilar fez o pivô e tocou para Felipinho, que dominou e chutou de longe, fazendo um golaço.
LEIA TAMBEM
– De Natal a Noronha de carro: o plano da maior ponte do mundo
– Ócio Criativo: como o Nordeste inspirou a famosa tese de qualidade de vida
– Nordeste ganha novo Roteiro da Cachaça no interior; conheça
O Athletic diminuiu aos 38 minutos, com Allan Dias. O atacante aproveitou um lançamento do meia Carlos Eduardo, nas costas da zaga, e driblou Saulo antes de marcar. Os mineiros tentaram pressionar, mas não conseguiram empatar.
Time nordestino é o único invicto
Na sequência, o Ferroviário enfrentou o Caxias no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O Tubarão da Barra, único invicto na Série D, ganhou por 1 a 0. No jogo anterior, no Centenário, em Caxias do Sul, na quinta-feira passada (7), houve um empate em 1 a 1.
O segundo tempo foi marcado por 4 gols anulados. O primeiro, aos sete minutos, seria de Ciel, do Ferroviário, mas o árbitro de vídeo (VAR) viu um toque de mão na jogada. Aos 15, o atacante Vitor Feijão fez para o Caxias, mas o lance foi invalidado por impedimento, também com auxílio do VAR. Nos acréscimos, o artilheiro da Série D, Eron, fez para o time gaúcho, mas estava adiantado em relação à zaga. A irregularidade foi marcada em campo.
Quando parecia que a decisão seria nos pênaltis, Ciel cabeceou para o gol após um cruzamento do meia Thiaguinho pela esquerda. A arbitragem chegou a anular o lance, mas o VAR confirmou que o jogador estava em posição legal e validou o gol. O atacante Abner ainda fez outro para o Ferroviário, mas estava impedido. Depois de 24 minutos de acréscimos, o apito final consagrou os cearenses.