O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaFórum Energias de Sergipe encerra edição com debate sobre Renováveis

Fórum Energias de Sergipe encerra edição com debate sobre Renováveis

Evento promovido pelo Governo de Sergipe em parceria com o Sebrae/SE contou com a participação de associações e especialistas
Quarta-Feira, 24 de Novembro de 2021

O segundo e último dia do V Fórum Energias de Sergipe, realizado nesta quarta-feira (24), foi marcado pelo debate sobre os novos modelos de negócios no segmento de matrizes renováveis. A programação foi promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE).

- Continua depois da publicidade -

Realizado em formato virtual, o evento teve como objetivo apresentar e discutir cenários e oportunidades para a inserção das micro e pequenas empresas na cadeia de Energia. No primeiro dia de programação, realizado na última terça-feira (23), o ramo de Petróleo e Gás foi o foco do debate. Nesta edição, o fórum teve como tema “Inovação, Oportunidades e Negócios”.

“É importante dizer que os pequenos negócios representam 95% da força de trabalho no país. Por isso, o Sebrae é atento ao mercado de Energia como foco para esses empreendedores, sendo para eles uma grande oportunidade”, pontuou a Analista do Sebrae Nacional, Juliana Borges, na abertura do evento.

Apresentações

O mote “O papel das renováveis na Matriz Elétrica Brasileira” foi tema do primeiro painel do dia, que contou com a participação do presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia. “Para muitos pequenos negócios no Brasil, a energia elétrica é o segundo maior custo operacional. É algo que faz diferença para a competitividade dos pequenos negócios. Desta forma, a energia solar se mostra como importante alternativa”, salientou.

O diretor técnico da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEOLICA), Sandro Yamamoto, falou sobre o potencial eólico no litoral brasileiro. “O Brasil figurou no top 3 países que mais instalaram energia eólica no mundo em 2020, graças ao grande recurso eólico que temos. É um país abençoado pelo seu vento, pelo seu sol e por todos os seus recursos naturais”, ressaltou.

O presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, falou sobre o trâmite do Projeto de Lei n° 5829/2019, que prevê o marco legal dos micro e minigeradores de energia. “Estamos esperançosos de que tudo ocorra como o planejado e corra direto para sanção presidencial”, disse.

Avançando na programação, o painel “Novos Modelos de negócios no Segmento de Energia Renovável” teve a participação da professora e assessora estratégica na FGV Energia, Fernanda Delgado. A painelista destacou a importância de questões sociais e ambientais nas estratégias empresariais. “Assimilar políticas sustentáveis aos discursos e dinâmicas de funcionamento das empresas é não só um diferencial como uma exigência de mercado, atualmente”, afirmou.

Também participaram do último dia do encontro o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Dorel Soares Ramos, e o representante do Grupo Moura, Jocelino Azevedo. O especialista técnico-regulatório da ABSOLAR, Rafael Marques, esteve presente ao debate. O CEO da Greener Consultoria, Márcio Takata, e o especialista em Pequenos Negócios do Sebrae/SE, José Leite, foram os mediadores da programação.

O registro do segundo dia do evento pode ser acessado no canal do Sebrae/SE no YouTube. Confira também os painéis e debates do primeiro dia.

FONTE: SECOM SE

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos