O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaFortescue divulga primeiras análises ambientais para planta de hidrogênio verde no Ceará

Fortescue divulga primeiras análises ambientais para planta de hidrogênio verde no Ceará

A empresa apresentou nesta quarta-feira (2/8) os primeiros estudos de impacto ambiental EIA/RIMA para obter licenciamento para seu projeto de hidrogênio verde no Ceará. Tornando-se a primeira empresa no Brasil a apresentar esses documentos para um projeto de hidrogênio verde em larga escala.

O projeto planeja ser desenvolvido em duas fases no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) em Fortaleza: a Fase 1 e 2 (1.200 MW) e a Fase 3 (900 MW).

- Continua depois da publicidade -

A capacidade total do projeto é de 837 toneladas de hidrogênio verde por dia, obtidas a partir do consumo de 2.100 MW de energia renovável. A construção desse empreendimento deve gerar cerca de cinco mil empregos.

A apresentação dos estudos ocorreu durante uma audiência pública, que é a etapa final do processo para obtenção da Licença Prévia (LP). Após isso, o processo seguirá com a solicitação da Licença de Implantação (LI) e da Licença de Operação (LO).

O projeto
A usina de hidrogênio verde, desenvolvida pela empresa australiana de mineração Fortescue Future Industries, tem como proposta ser instalada no Complexo do Pecém, com um investimento de US$ 6 bilhões. Globalmente, a meta da gigante de mineração é produzir 15 milhões de toneladas de hidrogênio verde por ano até 2030, aumentando para 50 milhões de toneladas por ano na próxima década.

Representantes da empresa no Brasil recentemente se reuniram com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir a regulamentação do hidrogênio no país.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
Estado do Nordeste dispara 83% no turismo internacional

Quem é a Fortescue Mineração?
Empresa de mineração australiana que se especializa na extração e exportação de minério de ferro. Fundada em 2003, a empresa é uma das principais fornecedoras globais de minério de ferro e possui operações no oeste da Austrália. A Fortescue Mineração tem uma reputação de liderança na indústria de mineração e é conhecida por sua eficiência operacional e abordagem ambientalmente responsável.

A Fortescue foi uma das primeiras empresas a assinar um memorando de entendimento com o Ceará em 2021 para integrar o hub de hidrogênio verde do Pecém em Fortaleza.

Em junho de 2022, assinaram um pré-contrato, e em novembro, durante a COP27 no Egito, reforçaram a intenção de desenvolver um projeto de hidrogênio verde no Ceará, com previsão de início da produção em larga escala já em 2027.

Investimento: US$ 6 bilhões
Produção de hidrogênio verde: 15 milhões de toneladas/ano (meta global)
Início previsto: 2025
Operação plena: 2027

Redação com EPBR

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a nordestina que vai disputar o Miss Universo Itália

Aos 13 anos, Glelany Cavalcante deixou Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e mudou-se para Brasília para morar com o pai....