O Aeroporto de Fortaleza lidera a movimentação de passageiros internacionais no Nordeste, com um aumento de 241% em 2022 na comparação com 2021. Os dados são da Fraport, empresa concessionária que administra o terminal. Ao mesmo tempo, o terminal aéreo registrou 233,3 mil embarques e desembarques de passageiros oriundos de outros países no ano passado. O número equivale a 36% da movimentação nordestina de passageiros internacionais. No ranking nacional, o aeroporto de Fortaleza ficou na sexta posição.
Hub aéreo internacional, o Aeroporto de Fortaleza opera atualmente 11 voos diretos semanais para outros países, conectando a capital cearense com Buenos Aires, Lisboa, Paris e Miami. Ainda estão previstos os retornos dos voos diretos a Amsterdã, Madri e Orlando em 2023.
Fortaleza tem o turismo como um dos principais setores de sua economia, e tem sido destaque entre os destinos turísticos em sites de busca desde antes da pandemia, principalmente durante feriados e alta estação. “Ficamos muito felizes com essa informação. Fortaleza tem investido sempre na promoção do destino no Brasil e no exterior, sendo que, neste ano o prefeito Sarto aprovou uma verba inédita na história da Cidade, de R$ 14,8 milhões, para promoção do destino no Brasil e em outros países, por meio de diversas ações, como feiras, press trips e roadshows, entre outras”, conta Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza. “Tenho certeza que, com a execução do nosso plano de Promoção e Marketing, colocaremos Fortaleza como principal destino turístico do Brasil”, conclui.
Brasil recebe quase 4 milhões de turistas internacionais em 2022
De acordo com levantamento realizado pelo Ministério do Turismo (MTUR), mais de 6,63 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil em 2022. A princípio esse número é quase cinco vezes mais do que a quantidade de estrangeiros que vieram ao País como turistas em 2021. Argentinos (1.032.762), norte-americanos (441.007) e paraguaios (308.234) foram os que mais marcaram presença em solo brasileiro ao longo do ano passado.