Priorizar o avanço da regionalização do turismo é uma meta essencial para impulsionar o desenvolvimento do estado do Ceará, que possui uma vocação natural para o setor turístico, contribuindo significativamente para a geração de empregos e renda na região. A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) está comprometida em valorizar os potenciais únicos de cada região por meio de um processo de interiorização.
Durante uma reunião com o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero, a primeira-dama Lia de Freitas e outros secretários estaduais, a titular da pasta, Yrwana Albuquerque, enfatizou a importância da interiorização do turismo como um dos pedidos do governador. Ela ressaltou que o Ceará não se limita apenas ao turismo de sol e mar, mas oferece uma diversidade de atrativos a serem explorados em todo o estado. Até o momento, 64 municípios já estão cadastrados como destinos turísticos com potencialidades em desenvolvimento.
Essa estratégia traz benefícios tanto para os visitantes, que terão mais opções de rotas e experiências, quanto para as comunidades locais, que serão beneficiadas pela geração de empregos e oportunidades econômicas. Yrwana Albuquerque destacou uma pesquisa recente do Caged, que aponta o turismo como um dos principais responsáveis pela geração de emprego e renda no Ceará. A atividade turística é abrangente e vai além da hospedagem, abarcando também eventos, entretenimento, alimentação, logística, entre outros setores com grande potencial de impacto econômico.
LEIA TAMBÉM:
– Ceará se destaca com dois parques nacionais entre os mais visitados do Brasil; SAIBA QUAIS SÃO OS PARQUES AMBIENTAIS DO NORDESTE
– Cidade do Nordeste xará de potência mundial vai ganhar réplica da estátua da Liberdade
Na reunião, também foram apresentados resultados positivos de iniciativas já implementadas, como o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, que recebeu 33 eventos e cerca de 200 mil visitantes de janeiro a junho do ano corrente. Além disso, o novo Bondinho de Ubajara, localizado na encantadora Serra da Ibiapaba, atraiu mais de 100 mil visitantes durante o seu primeiro ano de funcionamento. Esses exemplos demonstram o potencial do estado para diversificar suas opções turísticas e impulsionar a economia em diversas regiões.
REDAÇÃO com Assessoria