A 8ª edição da Feira Literária Internacional de Campina Grande (FLIC) já tem programação completa confirmada. O evento, que será realizado de 10 a 16 de novembro, no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande, promete uma semana de intensa imersão cultural, com lançamento de 96 livros, rodas de diálogo, feira criativa, atividades infantis e atrações musicais.
Com o tema “Literatura (s)em fronteira(s)”, a FLIC 2025 propõe refletir sobre o caráter universal da literatura e sua capacidade de romper barreiras geográficas, sociais e culturais por meio da leitura e da palavra.
Autores nacionais em destaque
A programação conta com a presença de dois nomes de destaque da literatura brasileira contemporânea. No dia 14 de novembro, o poeta Sérgio Vaz abre oficialmente a FLIC, às 19h. Conhecido por unir literatura, ativismo e transformação social, Sérgio Vaz consolidou uma trajetória marcada pelo compromisso com a palavra e pela crença no poder da arte como instrumento de cidadania e inclusão.
Já no sábado, 15, o evento recebe o escritor Jeferson Tenório, autor de O avesso da pele — obra vencedora do Prêmio Jabuti e publicada em diversos países, entre eles China, Canadá, Espanha, Itália e Reino Unido. Tenório participa de uma roda de diálogo aberta ao público, trazendo reflexões sobre literatura, identidade e sociedade.
Formação de novos leitores e intercâmbio literário
Mais do que uma celebração da literatura, a FLIC reforça seu papel formativo e educativo. De 10 a 14 de novembro, o evento realiza o projeto Leitura Viva, com programação exclusiva para 32 escolas públicas, envolvendo 2.643 alunos e 75 professores. A ação estimula o gosto pela leitura e o desenvolvimento da escrita criativa entre crianças e adolescentes.
A edição deste ano também anuncia a nova Residência Literária Internacional, que em 2025 contará com a participação de Alberto Banal (Itália/Brasil) e Guadalupe Merki (Argentina). O projeto tem como objetivo promover o intercâmbio cultural e fortalecer a produção literária na Paraíba, aproximando autores locais e estrangeiros em um ambiente de criação e troca de experiências.
A presença feminina estará marcada com a FLICordel, uma ação voltada para fortalecer e manter viva a literatura cordelista. No domingo, 16, a cordelista Ione Severo apresenta ‘A Poética de Leandro Gomes’ e na sequencia o grupo Marias da Poesia entoam ‘As andanças das Marias do Litoral ao Sertão’.
A Feira Literária Internacional de Campina Grande é uma realização da Vento Nordeste Educação e conta com o apoio do Governo do Estado da Paraíba (por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Juventude, Esporte e Lazer), Prefeitura de Campina Grande (por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Juventude, Esporte e Lazer), Banco do Nordeste Cultural, Ministério Público do Trabalho, Procon-CG, Unifacisa, Museu de Arte e Ciência, Experaí Criativa e Paulus Editora.
Com uma programação diversa e inclusiva, a FLIC reafirma seu compromisso em fazer da literatura um espaço de diálogo, criação e transformação social, consolidando Campina Grande como um dos principais polos culturais do Nordeste.
Confira a programação completa:
8ª FLIC – Museu de Arte e Ciência de Campina
De 10 a 14 de novembro
Projeto Leitura Viva e Projeto Repórter Literário – Exclusivo para escolas e universidades participantes
Abertura oficial
Sexta, 14 de novembro
18h – Abertura oficial com lançamento de livros dos projetos Leitura Viva e Repórter Literário, com homenagens aos professores e escritores.
19h – Roda de Diálogo com o poeta Sérgio Vaz. Mediação: Jessicalen Conceição
Sábado, 15 de novembro
9h às 16h – Lançamento de livros/ Local: Casa de Escrevivências (Auditório)
9h às 18h – Lançamento de livros/ Local: Salão Literário (Piso Superior)
18h20 – Roda de Diálogo: Nordeste como máquina de expressão: olhares hidráulicos para um desraizamento regional, com Octávio Santiago e Johniere Alves. Mediação: Silvinha França
19h – Roda de Diálogo Literatura na Cesta Básica com Jeferson Tenório. Mediação: Bruna Santiago
Domingo, 16 de novembro
FLICadinho: Piquenique literário
9h – Lançamento de livros infantis, contação de história, forró e cordel para crianças
Polo Leitores em Rede
9h – Leia Mulheres Campina Grande e Leia Mulheres João Pessoa
Mais atividades:
Sábado, 15 de novembro
9h às 11h – FliCadinho com programação infantil, lançamento de livros e contação de histórias
BNB Cultural apresenta FLICordel
14h40 – Cordelista Ione Severo: A Poética de Leandro Gomes
de Barros
15h20 – As andanças das Marias do Litoral ao sertão – Marias
da Poesia
BNB Cultural apresenta Mostra Musical
16h – Djef – Na Batida do Vinil
17h – Varal de Cabaré
ColaboraFLIC:
Sexta, 14 de Novembro
9h-19h – Museu de Arte e Ciência
Sábado, 15 de Novembro
9h-13h, no Parque da Criança
Residência Literária com Alberto Banal (Itália/Brasil) – Exclusivo para escolas
Segunda-feira, 10 de novembro
9h -Projeto Leitura Viva na Escola Estadual de Aplicação
Terça-feira, 11 de novembro (11/11)
13h – Projeto Leitura Viva no Escola Filhos do Leão
Quarta-Feira, 12 de novembro
13h – Instituto Federal da Paraíba Campus Campina Grande – Profa. Joyce Barros
Sexta-Feira (14/11)
15h – Projeto Leitura Viva na Escola Municipal Professora Maria Anunciada Bezerra
Sábado, 15 de novembro
18h – Lançamento do Livro A revolta dos bichos – La rivolta degli animali (Alberto Banal e Clube da escrita da Casa dos sonhos)
Residência Literária com Guadalupe Merki (Argentina)
Terça-feira, 11 de novembro
10h40- Instituto Federal da Paraíba, Campus Campina Grande
14 – Curso de Arte e Mídia na Universidade Federal de Campina Grande


