Filme baseado em livro de autor paraibano conquista o Top 3 mundial da Netflix

O filme brasileiro “Inexplicável”, estrelado por Letícia Spiller e Eriberto Leão, atingiu a terceira posição no ranking global da Netflix. A produção, lançada há apenas uma semana em países da América Latina e em Portugal, rapidamente se tornou um sucesso internacional, alcançando o primeiro lugar de audiência no Brasil, Portugal, Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Equador.

A história do longa é baseada no livro “O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação”, escrito pelo jornalista e autor paraibano Phelipe Caldas. A obra narra a trajetória emocionante de um jovem jogador de futebol que, após a conquista de um título, enfrenta uma grave doença, precisando encontrar forças para superar enormes desafios físicos e emocionais.

Longametragem sobre Futebol está em destaque na Netflix

O filme, dirigido por Fabrício Bittar (de “Como Hackear Seu Chefe” e “Bugados”), já foi assistido por mais de 5 milhões de pessoas na plataforma de streaming em apenas sete dias, consolidando seu lugar entre as maiores audiências globais da semana.

No elenco, Letícia Spiller interpreta Yanna, a mãe do protagonista Gabriel; Eriberto Leão vive Marcus, o pai; Miguel Venerabile dá vida ao jovem Gabriel; André Ramiro atua como o médico Dr. Christian; e Suely Franco interpreta Suelene, a avó do garoto.

“Inexplicável” já está disponível para streaming na Netflix e vem consolidando o reconhecimento internacional de uma história que nasceu da escrita sensível e envolvente de Phelipe Caldas, reafirmando o talento literário que surge da Paraíba para o mundo.

Sobre o Livro

A história real de fé e superação contada por Phelipe Caldas

O jornalista e escritor Phelipe Caldas lançou em 2018 seu até então terceiro livro: “O Menino que Queria Jogar Futebol: uma história de fé e superação”. Em suma, a obra narra a impressionante trajetória de Gabriel Montenegro Varandas, jovem paraibano apaixonado por futebol, que superou um gravíssimo problema de saúde ainda na infância.

Dessa forma, a história de Gabriel é descrita como um verdadeiro milagre. A princípio, aos oito anos, ele recebeu o diagnóstico de um tumor maligno no cérebro. Por conta disso, enfrentou uma parada cardiorrespiratória com suspeita de morte encefálica. Contudo, ele conseguiu uma recuperação que nem mesmo os médicos conseguem explicar.

Phelipe Caldas realizou mais de 50 horas de entrevistas com médicos, fisioterapeutas, familiares, jogadores e religiosos. Desse modo, ele define a obra: “Não tenho dúvidas de que é um livro forte e impactante. Que tem uma alta carga de tensão e emoção. Mas que ao mesmo tempo está repleto de histórias bonitas de fé, religiosidade e superação.”

De acordo com o autor, um dos pontos mais marcantes foi ouvir de profissionais de saúde experientes que o caso de Gabriel não tem explicação apenas pela medicina. “É sempre surpreendente escutar de profissionais de saúde com décadas e décadas de experiência que um caso não pode ser explicado por meios exclusivamente médicos.”

O futebol, grande paixão de Gabriel, foi decisivo durante sua recuperação. Fã do atacante Fred, Gabriel encontrou no esporte a força necessária para reaprender a falar, andar e retomar sua vida normal.

“Posso adiantar que Gabriel hoje está bem, saudável, jogando bola, tendo uma vida completamente normal. (…) Descobrir como tudo aconteceu é o que realmente interessa neste livro. E essa vai ser uma viagem das mais impactantes”, afirma Phelipe Caldas.

Sobre Phelipe Caldas

jornalista e escritor Phelipe Caldas
jornalista e escritor Phelipe Caldas

Com mais de 20 anos de trajetória no jornalismo, é mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ao mesmo tempo, tem formação em Comunicação Social – Jornalismo também pela UFPB. Ele atua como escritor e cronista e já escreveu seis livros ao longo da carreira.

Além disso, é um dos membros fundadores da Rede Nordestina de Mídia e Esporte (ReNEme). Sua experiência inclui passagens por portais de notícias, jornais impressos e atuação em assessoria de imprensa. Além de jornalista e autor, também se dedica à atividade de professor, área pela qual demonstra grande entusiasmo.

LEIA TAMBÉM
Juazeiro retoma experiência turística com Vapor histórico
Nordeste tem protagonismo de professores com ensino online
Conheça os clubes do Nordeste na disputa da Série C e D
Paraíba se consolida como referência fiscal no Brasil</a