Com uma programação extensa e gratuita, o Festival Mi está agitando a cidade de Viçosa do Ceará até o dia 29 de julho. O evento, que já está em sua 18ª edição, vem se consolidando como um marco importante para a descentralização das políticas culturais e o desenvolvimento da cena musical no Ceará.
A Solenidade de Abertura, que ocorreu no palco da Igreja Matriz, contou com a presença de diversas autoridades culturais, incluindo a Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e representantes de instituições parceiras como Sesc e Sebrae.
Para Luisa Cela, o Festival Mi tem um lugar especial na história de Viçosa do Ceará, que sempre recebe o evento de braços abertos. Ela destacou a diversidade da programação, que não apenas proporciona entretenimento, mas também possui um caráter formativo, atraindo alunos, artistas e professores de todo o Brasil.
A primeira noite do Festival foi marcada pela apresentação da Orquestra Jovem da Escola de Música Sobral, que encantou o público com um repertório que transitou entre o erudito e o popular. A regente Kátia Sousa, que já foi aluna das oficinas do evento, descreveu a emoção de retornar como regente da Orquestra.
O encerramento do primeiro dia foi em grande estilo com o espetáculo “Silvero interpreta Belchior” apresentado por Silvero Pereira, acompanhado por músicos talentosos.
No domingo, a programação continuou com apresentações que abraçavam diferentes vertentes artísticas. Durante a tarde, a Banda de Música de Viçosa se apresentou no Patamar da Igreja Matriz, e à noite, a Cia Mamulengo Gratidão encantou o público com o espetáculo “A Peleja do Vaqueiro Benedito contra o Capitão João Redondo e a Cobra Madalena”, seguida pelas performances da cantora Lorena Nunes com o infantil “Xirezim” e da Mulher Barbada com o provocativo e divertido show “BÁRBARA!”.
Leo Porto, gestor executivo do Hub Cultural Porto Dragão, destacou a diversidade de sons e ritmos presentes no primeiro final de semana do Festival Mi e expressou as expectativas para os próximos dias, prometendo apresentar à cidade a rica diversidade cultural do Ceará e a participação de artistas de outros estados.
O Festival Mi não para por aí! A programação continua com Roda de Som de Alunos, Encontro Estadual de Regentes de Bandas de Música e Orquestras, Roda de Conversa sobre Acessibilidade Estética e Direito Cultural, entre outras atividades.
Promovido pelo Governo do Ceará e pela Secretaria da Cultura em parceria com o Hub Cultural Porto Dragão e outras instituições, o 18⁰ Festival Mi está transformando Viçosa do Ceará em um vibrante polo artístico, proporcionando momentos de cultura, aprendizado e diversão para todos os gostos e estilos.”
REDAÇÃO COM Assessoria