O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoNordeste sedia Festival Internacional do Audiovisual Negro

Nordeste sedia Festival Internacional do Audiovisual Negro

No âmbito do Novembro Salvador Capital Afro, o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (Fianb) estreia sua primeira edição em Salvador, a partir de terça-feira (21) até sábado (25), apresentando projeções cinematográficas e uma agenda intensa de painéis e mesas de debates com participantes de nações como Burkina Faso, Colômbia e Inglaterra. Sob o tema “Transatlanticidade”, inspirado no conceito formulado pela historiadora negra Maria Beatriz Nascimento, as atividades do festival, de acesso gratuito, desenrolar-se-ão no Cine Glauber Rocha, nos Polos Boca de Brasa e na sede do Instituto Odun.

O Fianb propõe promover diálogos e debates sobre identidade e produções audiovisuais negras, tanto do Brasil quanto do mundo, no contexto das diásporas afro-atlânticas. Iniciado pela Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan), o festival, já em sua quarta edição em São Paulo, chega à capital baiana por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). A programação completa pode ser consultada em https://www.fianb.com.br/.

- Continua depois da publicidade -

Milena Anjos, coordenadora de Audiovisual do SalCine, destaca a importância de Salvador sediar o Fianb como um espaço adicional para intercâmbio entre os realizadores negros da cidade. Ela ressalta o papel crucial dos festivais na indústria audiovisual, abrangendo desde o lançamento e divulgação de obras até a formação de público, exposição de novos talentos e networking. Receber o Fianb, que coloca em destaque o cinema produzido por pessoas negras, reforça o compromisso local com a construção de espaços que potencializem a diversidade no audiovisual soteropolitano.

Quanto ao tema deste ano, Tatiana Carvalho Costa, presidente da Apan, explica que foi escolhido como fonte de inspiração e homenagem à pesquisadora Maria Beatriz Nascimento, cujo trabalho e vida estão profundamente enraizados nas atividades da associação. O seminário internacional “Transatlanticidade”, que ocorrerá durante o festival, nos dias 22 e 23, no Cine Glauber Rocha, visa discutir a participação diaspórica no Festival Pan-Africana de Cinema e Televisão de Uagadugu (Fespaco). O evento contará com a presença de figuras como Alex Moussa Sawadogo, diretor do Fespaco, June Givanni, detentora de um dos maiores arquivos de cinema pan-africanista do mundo, e Salim Fayad, codiretor da Mostra Itinerante de Cinema Africano da Colômbia (Muica).

LEIA TAMBÉM:

Maior cidade do Nordeste fará investimento milionário em 690 ruas
VÍDEO: Por que o NORDESTE é a MECA do HIDROGENIO VERDE no mundo?
Réveillon no Nordeste! Como serão as principais festas de ano novo da região

Além disso, o Fianb terá uma programação abrangente de cinematografia negra, com mostras como “Transatlanticidade”, “Fespaco” e o “Festival Internacional Kilombinho”, este último dedicado a obras para o público infantojuvenil. Essas exibições ocuparão o Cine Glauber Rocha, o Polo Boca de Brasa do Subúrbio 360, em Coutos, e o Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), em Fazenda Grande IV. As sessões especiais propostas pelas Mostras “Transatlanticidade” e “Fespaco” apresentarão filmes alinhados às discussões propostas pelo festival, incluindo obras do catálogo nacional e representativas do Fespaco e do cinema colombiano, em colaboração com a Manos Visibles e a Escola Foco.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Circuito Mundial de Beach Tennis está acontecendo no Nordeste

Pela primeira vez, Sergipe se torna palco da etapa BT100 do Circuito Mundial de Beach Tennis, consolidando sua posição como um novo destino de...