O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoFestival do Caranguejo mistura cultura e gastronomia e movimenta Orla de Aracaju

Festival do Caranguejo mistura cultura e gastronomia e movimenta Orla de Aracaju

Uma homenagem a uma das iguarias mais celebradas da capital, assim como uma ótima opção de lazer aos aracajuanos e turistas, o Festival do Caranguejo, tem sido um sucesso. O evento ocorreu com apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), executora do evento.

A princípio, o projeto teve início na noite da última quinta-feira (1º), na Praça de Eventos da Orla. E seguiu até o domingo (4), sempre com apresentações. Seja pelo grupo teatral ligado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), e musicais, disponibilizadas pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

- Continua depois da publicidade -

O objetivo do festival é fomentar a economia na cidade, promover Aracaju como destino turístico e oferecer uma experiência inovadora e marcante para quem frequentar o evento.

De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, “o Festival é importante porque ajuda a divulgar a capital como destino turístico, mostra mais um atrativo da cidade, que é o hábito de comer caranguejo. Acho que impacta positivamente a cadeia produtiva do turismo, ainda fomenta a cultura local e trabalha a importância social da defesa da espécie e daqueles que vivem dela, da sustentabilidade”.

Entre os dias 5 a 11 de setembro, o evento continuará sendo realizado nos estabelecimentos participantes, associados à Abrasel/SE, sempre a partir das 17h.

Atrativos

Muitas apresentações culturais pontuaram o evento. Contudo, o principal atrativo foram as opções de pratos variados com o caranguejo, feitos por estabelecimentos locais em 23 apresentações gastronômicas distintas e belíssimas. E o melhor: todas as opções por 25 reais.

“É um evento que trata do nosso patrimônio imaterial, reforçando nossa cultura, por meio da gastronomia, música e artesanato. É a valorização das nossas raízes, sergipanidade na veia. O caranguejo faz parte da nossa identidade. Também fomenta a economia local e tem sido muito bacana, espero que a cada ano possa crescer ainda mais”, explica o presidente da Abrasel/SE, Bruno Dórea.

Uma das receitas mais concorridas tem sido o “Carangas”, um hambúrguer de caranguejo e tilápia, com picles de maxixe, maionese de siriguela e banana da terra caramelizada, feita pela chef Lelly Leite do restaurante “Della Cozinha”.

“O evento é muito importante para fomentar essa coisa dos restaurantes trabalharem com o caranguejo. Mostrar o patrimônio imaterial daqui de Sergipe. Ao mesmo tempo, conseguir mostrar diversas receitas, cada um mostrando o seu jeito, com a personalidade, com o que gosta de abordar”, conta a chefe.

Espaço

O espaço foi preparado com muito carinho, de forma a garantir conforto e comodidade em uma área de 3.800m². No total foram 26 stands, sendo 23 deles de bares e restaurantes, e outros três para a Prefeitura de Aracaju. Lá, estavam presentes a Funcaju e as secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Meio Ambiente (Sema). Até apresentações sobre sustentabilidade ocorreram no evento.

Para a empresária Paloma de Diego, o sucesso do festival atrai visitantes e ajuda a desenvolver a capital.

“A valorização da comida sergipana, nordestina, faz com que as pessoas conheçam, saboreiem, apreciem, gostem e traz desenvolvimento e rentabilidade para a cidade”, acredita.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Hidrogênio Verde: Estado do Nordeste terá investimento de R$ 111 bilhões

Um estado do Nordeste terá um investimento considerável em combustível limpo. E é o Rio Grande do Norte, que está em plena expansão no campo...