O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoFest Aruanda coloca o cinema paraibano em destaque nos EUA

Fest Aruanda coloca o cinema paraibano em destaque nos EUA

O Fest Aruanda, renomado festival de cinema da Paraíba, dará um grande passo em direção à internacionalização do cinema paraibano ao realizar uma mostra especial na Califórnia, EUA. Nos dias 27 e 29 de agosto, o festival estará em cartaz em Los Angeles e no campus da San Diego State University (SDSU), levando o melhor do audiovisual paraibano para o público estadunidense.

Cinema Paraibano em Los Angeles e San Diego

A Mostra Aruanda Los Angeles/San Diego, realizada com o apoio da American Cinematheque, do Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles e do Behner Stiefel Center for Brazilian Studies da SDSU, exibirá obras premiadas que representam a “primavera do cinema paraibano”.

- Continua depois da publicidade -

Em Los Angeles, no tradicional cinema de rua ‘Los Feliz 3’, fundado em 1934, serão exibidos os filmes Era Uma Noite de São João, uma animação premiada dirigida por Bruna Velden, e Desvio, um longa-metragem de Arthur Lins, vencedor do Fest Aruanda 2019. Após as exibições, será realizado um debate sobre essas produções, destacando o crescimento do cinema paraibano nos últimos anos.

Em San Diego, o público terá a oportunidade de assistir a fragmentos do longa-metragem Carnaval Paraibano e Pernambucano (1923), de Walfredo Rodriguez, o primeiro filme silencioso produzido na Paraíba. A obra, redescoberta na Cinemateca Brasileira em 2015, foi telecinada a partir de uma pesquisa de doutorado do professor Lúcio Vilar, da UFPB, que também estará presente para debates e para firmar parcerias.

Parcerias e Futuro

Durante o evento em San Diego, Vilar também buscará consolidar uma parceria para que filmes de estudantes de cinema da SDSU sejam exibidos no Fest Aruanda, em dezembro deste ano. Isso fortalecerá o intercâmbio cultural entre as instituições, ampliando o caráter internacional do festival paraibano.

Essa cooperação teve início em 2022, quando um protocolo de intenções foi assinado entre a UFPB e a SDSU, facilitado pela professora Kristal Bivona, uma das principais impulsionadoras desse intercâmbio.

Tabela: Eventos da Mostra Aruanda Los Angeles/San Diego

CidadeEstadoMotivo da Exibição
Los AngelesCalifórniaExibição de Era Uma Noite de São João e Desvio no cinema Los Feliz 3.
San DiegoCalifórniaExibição de fragmentos de Carnaval Paraibano e Pernambucano na SDSU.

 

LEIA TAMBÉM
Conheça cinco países que surgiram e acabaram dentro do Nordeste
O dia que Bob Marley fez questão de conhecer um nordestino
Nordeste é o destino preferido do programa Voa Brasil

Depoimentos

Kristal Bivona (San Diego State University): “Nós da Universidade Estadual de San Diego estamos muito empolgados com esses novos passos na parceria com a UFPB e o Fest Aruanda. O intercâmbio audiovisual é uma ferramenta importante na troca de culturas e saberes. Que incrível poder trazer o audiovisual da Paraíba para a Califórnia e que oportunidade bela poder exibir cinema dos estudantes da SDSU na próxima edição do festival!”

Mariana Benevides (Vice-Cônsul do Brasil em Los Angeles): “No dia 27 de agosto, em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles e com o Behner Stiefel Center for Brazilian Studies da San Diego State University, a American Cinematheque exibirá a ‘Mostra Festival Aruanda’ com os filmes Desvio e Era uma Noite de São João. A mostra contará com a presença de Lúcio Vilar, curador e diretor artístico do festival Aruanda, e destaca produções cinematográficas regionais do nordeste brasileiro.”

Leia maisBrejo Paraibano sediará o 1º Festival de Cinema do Nordeste

Arthur Lins (diretor do longa-metragem Desvio): “A exibição do Desvio em um cinema de Los Angeles fortalece o processo de internacionalização do cinema paraibano. Motivados por políticas públicas e pelo fortalecimento profissional do setor, tivemos nos últimos anos um avanço nas produções audiovisuais do Estado. O próximo passo é ampliar nossas janelas de exibição, e a sessão promovida pelo Fest Aruanda é importante para fortalecer o vínculo do festival com a produção local.”

Bruna Velden (diretora da animação Era Uma Noite de São João): “O Fest Aruanda conseguiu a façanha de levar uma animação paraibana independente para a terra dos maiores estúdios de animação do mundo. Estou muito ansiosa para ver como será essa troca cultural.”

O Fest Aruanda, com quase duas décadas de história, continua a promover e expandir o cinema paraibano, agora rompendo fronteiras e conquistando novos públicos.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Ponte Salvador-Itaparica entra na pauta de parcerias entre Brasil e China

A Ponte Salvador-Itaparica, um dos projetos mais ambiciosos de infraestrutura no Brasil, entrou no radar das negociações entre os presidentes Luiz Inácio Lula da...