Início » Turismo » Férias: 5 destinos acolhedores e aconchegantes para descansar no Nordeste

Turismo

Férias: 5 destinos acolhedores e aconchegantes para descansar no Nordeste

Acolhimento, tranquilidade, charme e conexão com a natureza. Pegue a estrada e curta o Nordeste!
Eliseu Lins, da Agência NE9
6 de novembro de 2025 - às 07:19
Atualizado 6 de novembro de 2025 - às 07:19
4 min de leitura

O Nordeste brasileiro segue como um dos destinos mais desejados para quem busca descanso, sol e experiências únicas nas férias de janeiro. Além das paisagens paradisíacas, a região é reconhecida pela hospitalidade, traduzida em um grande acolhimento, boa gastronomia, riqueza cultural e um clima afetivo que pode transformar qualquer viagem em uma memória especial.

Para quem quer começar o ano renovando as energias, o portal NE9, maior conhecedor do Nordeste, listou cinco destinos nordestinos acolhedores e aconchegantes proximos a grandes centos, que combinam tranquilidade, charme e conexão com a natureza. Pegue a estrada e curta o Nordeste!

Pegar a estrada no Nordeste foto Máximo Serpa

1️⃣ São Miguel dos Milagres (AL)

📍 Localizado na Rota Ecológica, no litoral norte de Alagoas, o destino proporciona dias de descanso absoluto, com praias de águas transparentes e mornas. Suas pousadas intimistas favorecem privacidade e conforto, longe do agito urbano. Quem busca grandes resort, ganha em estrutura, mas perde em acolhimento.

Destaques
✔ Piscinas naturais
✔ Passeios ecológicos
✔ Gastronomia com frutos do mar frescos

Ideal para quem busca romantismo e calmaria.

2️⃣ Pipa, Tibau do Sul (RN)

📍 Um dos lugares mais acolhedores do Rio Grande do Norte, combinando natureza preservada, falésias coloridas e um clima descontraído. Em Tibau do Sul, a vibe é ainda mais tranquila, com excelente estrutura turística. O clima cosmopolita se mistura com ar nativo, o que resulta em uma grande vontade de nunca sair da praia.

Destaques
✔ Observação de golfinhos
✔ Pôr do sol na Lagoa de Guaraíras
✔ Bares e restaurantes charmosos

Perfeito para quem quer descanso, mas com boa oferta de passeios.

Praia da Pipa foto Máximo Serpa

3️⃣ Lençóis, Chapada Diamantina (BA)

📍 Rodeada por serras, rios e cachoeiras, Lençóis se tornou referência para quem busca contato com a natureza sem abrir mão de conforto. Moradores recebem turistas como amigos, criando um ambiente acolhedor e com forte ligação aos costumes locais.

Destaques
✔ Trilhas para todos os níveis
✔ Banhos em rios cristalinos
✔ Centro histórico preservado

Um refúgio para renovar corpo e mente.

4️⃣ Fernando de Noronha (PE)

📍 O famoso arquipélago pernambucano proporciona uma experiência única de isolamento com conforto. A comunidade local é engajada no turismo sustentável e costuma receber com simpatia e atenção. Muitos locais não precisa de guia, chegue conversando e querendo conhecer a cultural e história que você vai ter bons papos.

Destaques
✔ Mergulho com vida marinha rica
✔ Mirantes e trilhas incríveis
✔ Pousadas aconchegantes e exclusivas

Uma escolha premium para relaxar com exclusividade em janeiro.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha
Praia do Sancho em Fernando de Noronha

5️⃣ Guaramiranga (CE)

📍 No Maciço de Baturité, a cidade serrana se destaca pela tranquilidade, clima ameno e charme europeu em pleno Nordeste. Chalés e restaurantes intimistas garantem a sensação de aconchego. Mesmo nas férias de verão, mais quente, o clima de Guaramiranga épara grande caminhadas e conhecer pessoas, voçê vai amar!

Destaques
✔ Natureza preservada
✔ Gastronomia regional de inverno
✔ Turismo romântico

Ótima opção para quem quer fugir do calor intenso do litoral em janeiro.

Por que escolher o Nordeste para descansar?


A cultura local, a receptividade e a gastronomia afetiva fazem do Nordeste um lugar que abraça cada visitante. Além das belezas naturais, o diferencial está nas pessoas. Durante a alta temporada de férias, pesquise, você vai sempre achar um lugar no nordeste para ser acolhido.

LEIA TAMBÉM

Eliseu Lins

Eliseu Lins é baiano de nascimento e paraibano de coração. Jornalista formado na UFPB, tem mais de 20 anos de atuação na imprensa do Nordeste. É pós-graduado em jornalismo cultural e ocupa o cargo de editor-chefe do NE9 desde 2022.