Feriadão movimenta o turismo no Ceará e em todo o Nordeste

Orla de Fortaleza. Foto: Setur-CE
Orla de Fortaleza. Foto: Setur-CE

O Ceará se consolida como um dos principais polos turísticos do Brasil durante a Semana Santa, período que promete grande movimentação em todo o Nordeste. De acordo com dados da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), mais de 155 mil turistas devem visitar o estado entre os dias do feriado religioso, o que representa um aumento de 15,4% em relação a 2024.

A expectativa é de que esse fluxo gere uma receita superior a R$ 280 milhões, aquecendo setores como hotelaria, alimentação, transporte, lazer e comércio. O desempenho reflete o êxito de políticas públicas de fomento ao turismo regional e estratégias promocionais que vêm colocando o Ceará em destaque no cenário nacional.

“O governador Elmano tem coordenado diretamente as ações da pasta, alinhando metas de desenvolvimento e expansão da atividade turística. Seguimos em ritmo forte, buscando melhorar cada vez mais nossos indicadores”, afirmou o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck.

Ceará lidera ocupação hoteleira no Nordeste

Outro dado que reforça o bom momento é a alta taxa de ocupação hoteleira, que alcançou 86,2% no estado, um crescimento de 7,8% na comparação com a Semana Santa do ano anterior. Cidades litorâneas como Jericoacoara, Canoa Quebrada e Cumbuco seguem entre os destinos mais procurados pelos visitantes nacionais e estrangeiros.

Além das praias paradisíacas, o Ceará também atrai turistas por sua programação religiosa e cultural, com destaque para encenações da Paixão de Cristo em municípios como Pacatuba, Maracanaú e Fortaleza, além de rotas gastronômicas e turismo de aventura.

LEIA MAIS – Super feriado: conheça destinos perto das capitais do Nordeste

Nordeste inteiro se aquece com feriado

PAIXAO DE CRISTO foto empetur
PAIXAO DE CRISTO foto empetur

A movimentação turística não é exclusividade do Ceará. Diversos estados nordestinos também vêm celebrando bons resultados com a chegada do feriado. Em Pernambuco, o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém segue como um dos maiores atrativos culturais do país, enquanto a Bahia fortalece seu fluxo com destinos como Salvador, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina, principalmente, com recebimento de muitos estrangeiros.

Na Paraíba, o Litoral Sul e o Brejo Paraibano vêm crescendo como alternativas de ecoturismo e turismo religioso. Já Alagoas e Rio Grande do Norte registram alta ocupação nos resorts e pousadas em regiões como Maragogi e Praia da Pipa, respectivamente.

Praia do Amor_Tibau do Sul
Praia da Pipa RN – Destino certo FOTO Humberto Sales_Praia do Amor_Tibau do Sul_RN MTUR

Desse modo, o Nordeste, com suas belezas naturais, tradições religiosas e hospitalidade, reforça sua força no setor turístico nacional e vem se destacando também pelo esforço conjunto dos governos estaduais em estruturar o turismo com foco em sustentabilidade e geração de emprego e renda.

LEIA TAMBÉM
Bahia lidera investimentos no esporte no Brasil
Como são as capitais do Nordeste vistas pelo Google satélite
Mercado Imobiliário de alto padrão tem valorização no Nordeste
Quais os times do Nordeste com mais renda e público em 2025?